Análise da capacidade de adsortiva do carvão da palha do café arábica utilizando o corante azul de metileno/ Analysis of the adsortive capacity of arabic coffee straw using blue methylene dye

Matheus Furlan Pinheiro, Gabriel Souza Rodrigues, José Antônio de Queiroz Lafetá Junior, Rita de Cássia Superbi de Sousa, Angélica Ribeiro da Costa

Abstract


O tratamento de efluentes da indústria têxtil tem sido alvo de estudo de muitos pesquisadores que procuram métodos mais eficientes e baratos para resolver o problema do despejo de corantes em rios e bacias hidrográficas. O presente trabalho estuda a eficiência da remoção do corante azul de metileno de uma solução aquosa, em diferentes pHs, com a utilização de carvão da palha do café arábica. Os resultados indicaram um aumento da capacidade adsortiva do carvão da palha do café arábica em pH mais básico (eficiência de remoção de azul de metileno de até 92,1%) indicando ser um material promissor para adsorção de corantes.


Keywords


Café, Adsorção, Azul de Metileno

References


ALMEIDA, É. J. R. de; DILARRI, G.; CORSO, C. R. A indústria têxtil no Brasil: Uma revisão dos seus impactos ambientais e possíveis tratamentos para os seus efluentes. UNESP, 2018. Disponível em: http://twixar.me/G4r3. Acessado em: 14 de março de 2018.

FELIZARDO, C. C; DOMINGUINI, L. Análise da influência do pH e da temperatura na remoção de azul de metileno em solução aquosa. SEPEI, 2013. Disponível em: http://twixar.me/QWSK. Acessado em: 5 de abril de 2019

GEANKOPLIS. C. J. Procesos de Transporte y Operaciones Unitarias. México: Compañía Editorial Continental, S.A. de C.V.,3ª Edição p. 773-774, 1998.

NASCIMENTO, R. F. do; LIMA, A. C. A. de; VIDAL, C. B; MELO, D. de Q.; RAULINO, G. S. C. Adsorção: Aspectos teóricos e aplicações ambientais.

RUTHVEN, D. M. Principles of Adsorption and Adsorption Process. New York: John Wiley & Sons, 1984.

SILVA, J. P. da. Caracterização da Casca de Café (coffea arábica, L) in natura, e de seus Produtos Obtidos pelo Processo de Pirólise em Reator Mecanicamente Agitado. UNICAMP, 2012. Disónível em: http://twixar.me/YM5K. Acessado em: 5 de abril de 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-205

Refbacks

  • There are currently no refbacks.