Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental / School library and encouraging reading in the early years of fundamental education

Authors

  • Maria Solange Domingues de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-130

Keywords:

Prática de leitura, aluno, biblioteca escolar

Abstract

O referido artigo tem como tema Biblioteca Escolar e o Incentivo à Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal, analisar o processo de incentivo à leitura na biblioteca escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, para compreender como é realizado o estímulo a leitura através da prática pedagógica e os métodos utilizados para a realização de um estudo mais profundo, no qual relata as necessidades e dificuldades dos alunos na prática de leitura na biblioteca escolar. Os objetivos específicos; verificar as estratégias utilizadas para incentivar á leitura na biblioteca escolar e avaliar o papel do bibliotecário no contexto escolar. Para chegar a um resultado em pesquisa. A metodologia utilizada qualitativa e documental como pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sites eletrônicos e em outras fontes de pesquisa com o objetivo de abordar as necessidades do aluno com relação á leitura como forma de aproximar o estudante dos livros na biblioteca escolar como fonte de aprendizagem no processo de desenvolvimento da criança formando leitores.  O referencial teórico sobre o incentivo á leitura com relação a prática de leitura. Aluno/ leitor. Aproximar a criança a ter contato e interesse pelos livros didáticos, reflexões sobre o hábito de leitura e biblioteca escolar para facilitar o gosto e o prazer pela leitura para a formação do aluno na biblioteca escolar. Podemos identificar a importância do estímulo á leitura na formação dos alunos leitores no ambiente escolar para estimular o incentivo á leitura são as atividades realizadas na biblioteca escolar nos anos iniciais. Autores como: Paulo Freire, Isabel Solé, Maria Helena Martins entre outros que analisam na área pedagógica com relação á leitura desde os primeiros anos escolares.

 

 

References

ANTUNES, Walda de Andrade; Lendo e Formando Leitores: Orientações para o trabalho com a literatura infantil. Vol. 2, São Paulo. Global Editora, 2009.

BORGES, J. L. O livro. In: Borges, J. L. Cinco Visões Pessoais. 2. Ed. Brasília, UNB,1987, pp. 05-11.

BRASIL. MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais- Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental-Brasília. MEC- SEF, 1998.

CARDOSO,Bruna Puglisi de Assumpção. Práticas de linguagem oral e escrita na educação infantil/ Bruna Puglisi de Assumpção Cardoso – São Paulo: Editora Anzol, 2012.

FERREIRO, Emília. A Representação da linguagem e processo de alfabetização. Caderno de pesquisa n 52. São Paulo. 1985.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1998.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988.

Morais, José. A Arte de Ler. UESP, São Paulo, 1996.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 8. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 93 p.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6 – Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 194 p.

SOUZA, João Fernandes de A. Artigo: A importância da leitura: UCG, 1981.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In. EVANGELISTA, ARACY; BRINA, Heliana; MACHADO, Maria Zélia (orgs). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. P. 17 – 47.

TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta S. (orgs). Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VIDAL, Diana Gonçalves. Uma biblioteca escolar; práticas de formação docente no Rio de Janeiro, 1927-1935. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs). Biblioteca e formação docente percursos de leitura (1902-1935). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto. Solange Castro Afeche. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2020-01-14

How to Cite

Souza, M. S. D. de, & Coutinho, D. J. G. (2020). Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental / School library and encouraging reading in the early years of fundamental education. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1851–1860. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-130

Issue

Section

Original Papers