Avaliação de impactos ambientais na construção de um edifício residencial na cidade do Recife-PE/ Assessment of environmental impacts on the construction of a residential building in Recife-PE city

Authors

  • Júlio César Pinheiro Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-121

Keywords:

Gestão Ambiental, Poluição, Resíduos sólidos, Construção civil.

Abstract

As alterações no meio ambiente que são provocadas pelas ações da sociedade podem ser denominadas de impactos ambientais. O impacto ambiental é uma alteração da qualidade ambiental que resulta da modificação de processos naturais ou sociais provocada por ação humana. O estudo de impacto ambiental é um procedimento exigido para obtenção do licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos naturais. Objetivo desta pesquisa é identificar e qualificar os impactos ambientais causados através de uma obra na construção civil, localizado no bairro de Boa Viagem, que encontra-se no município de Recife – PE. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi executada por meio do método de controle de listagem (checklist), que visa avaliar os principais impactos ambientais nesta área de estudo. Os resultados desta pesquisa apresentaram, que os indicadores: poluição sonora, qualidade do ar, contaminação dos solos e impactos econômicos, obtiveram efeitos de impactos moderados. Já os indicadores: qualidade da água superficial, qualidade da água subterrâneas, erosão dos solos e impactos ecológicos, foram considerados de efeitos de impactos ausentes. Conclui-se então, que obra de construção civil, apresentaram efeitos de impactos pequenos devido a forma da disposição final dos resíduos de construção (Classe B e Classe D) a ser realizado de modo inadequado do ponto de vista da legislação ambiental.

References

BOLEA, T. Evaluación dei impacto ambiental. Madrid, Mapfre, 1984.

BRASIL. Decreto-lei no 1, de 23 de janeiro de 1986. Estabelece as definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Disponível em: <http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=8902>. Acesso em: 10. fev. 2019.

COSTA, M.V.; CHAVES, P.S.V; OLIVEIRA, F.C. Uso das Técnicas de Avaliação de Impacto Ambiental em Estudos Realizados no Ceará. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Anais... Rio de Janeiro, 2005.

CREMONEZ, F. E. et al. Avaliação de impacto ambiental: metodologias aplicadas no Brasil. Revista Monografias Ambientais – REMOA, Santa Maria, v.13, n.5, p.3821-3830, 2014.

MELO, J. G. et al. Avaliação dos impactos ambientais na Lagoa do Araçá, Recife, Pernambuco, Brasil. Revista Acta Brasiliensis, Campina Grande, v. 2, n. 1, p. 6-10, 2018 .

SAMPAIO, C. M. Avaliação do impacto ambiental da duplicação da BR 101-Nordeste sobre a vegetação de mata atlântica. 2010. 149f. Dissertação (Engenharia Florestal), Universidade de Brasília

– DF.

SANCHÉZ, L. E. Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos – São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

SÁNCHEZ, L. E., 1995. O processo de avaliação de impacto ambiental, seus papéis e funções. IN: A L BR Lima; H R Teixeira; L E Sánchez. (Org.). A efetividade da avaliação de impacto ambiental no Estado de São Paulo: uma análise a partir de estudos de caso. 1 ed. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente, v. 1, p. 13-19.

TOMMASI, L. R. 1994. Estudo de Impacto Ambiental. São Paulo, CETESB/Terragrahp, Artes e Informática. 354f.

ZANCHETI, S. M.; Hidaka, L. T. F. 2014. A Construção da Significância de Exemplares da Arquitetura Moderna. Olinda. Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada. Texto para Discussão. 57, série 2 (Gestão de Restauros). 18f.

Published

2020-01-14

How to Cite

Santos, J. C. P. (2020). Avaliação de impactos ambientais na construção de um edifício residencial na cidade do Recife-PE/ Assessment of environmental impacts on the construction of a residential building in Recife-PE city. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1758–1767. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-121

Issue

Section

Original Papers