O ensino da língua portuguesa para surdo considerando a aquisição da linguagem como processo fundamental de aprendizagem/ The portuguese deaf language teaching considering the acquisition of language as a key learning process

Authors

  • Giselli de Oliveira Siqueira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Patrícia Mesquita dos Santos do Nascimento
  • Fernando do Nascimento Moller
  • Clívia Santana da Silva
  • Endel Santana da Silva
  • Augusto Cezar Ferreira de Barauna
  • Laura Kaina de Oliveira Siqueira das Chagas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-114

Keywords:

Educação de Surdos, Docência. Ensino de Língua Portuguesa como L2. Aquisição da linguagem. Inclusão.

Abstract

A primeira língua (L1) a ser adquirida é a língua materna e para maioria dos brasileiros é a Língua Portuguesa (LP), que é a língua padrão e majoritária, toda língua é fruto de um processo de aquisição que ocorre de maneira natural e espontânea, porém para a comunidade surda essa língua mãe é a língua brasileira de Sinais (LIBRAS), com suas especificidades no que tange a modalidade gestual-visual. Diante dessa necessidade de entender essas diferenças, procuramos estudar primeiramente o processo de aquisição de linguagem para poder compreender como é possível a realização de práticas pedagógicas voltadas para a educação de surdos e todo o contexto em que esse indivíduo esteja inserido. Esta pesquisa teve por finalidade observar e analisar os procedimentos metodológicos de uma escola especializadas para o ensino de surdos na cidade de Belém/Pa, com o intuito de saber como se dá o ensino de língua portuguesa (LP) como segunda língua na modalidade escrita para esses alunos, levando em consideração a sua língua materna (L1) (Língua Brasileira de Sinais - Libras). Embasado nas teorias dos autores de referência desse tema, como Ronice Quadros e Lodenir Karnopp e Magalli Schmiedt, Carlos Skiliar, Oliver Sacks, Karin Strobel, Audrei Gesser e Vera Lúcia Paiva, entre outros. Diante dessa perspectiva foi feito uma pesquisa de campo exploratória e explicativa, com o objetivo de investigar como a professora da 4º série do ensino fundamental aplica ao estudo de LP, bem como observar se os alunos em questão assimilam os conteúdos desenvolvidos em sala. Durante a pesquisa percebeu-se que a escola não atende de maneira favorável o ensino de LP como L2, isso não ocorre por falta de estrutura física, ou por amparo legal por parte do Estado, e sim pelos profissionais envolvidos que ainda precisam adequar-se no que tange as especificidades dos alunos surdos, embora todos tenham a competência para tal exercício.

References

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2016.

BRASIL, Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei 10.436 de 24/04/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 Dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm> acesso em 22 jun. 2019.

BRASIL, LEI Nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências, Diário Oficial da União. Brasília, DF. 25 Abril. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> acesso 22 jun. 2019.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica/ Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos – 5ª ed. – São Paulo: Atlas 2003.

MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o Papel da Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo. São Paulo: PUC. 1997.

MEGALE, Antonieta Heyden. Bilinguismo e Educação Bilíngue – Discutindo conceito. São Paulo, v.3, n.5, ago. 2005. Disponível em: <http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_5_bilinguismo_e_educacao_bilingue.pdf> acesso em: 30 mar. 2018.

MOTA, Mailce Borges. Aquisição de segunda língua. Florianópolis: UFSC. 2008.

QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Línguas de Sinais Brasileira estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed. 2004.

QUADROS, Ronice Muller de; SCHMIEDT, Magalli. Idéias português para alunos surdos para ensinar Brasília: MEC.SEESP. 2006.

SÁ, Nídia Regina Limeira.de. Cultura Poder e Educação de Surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.

SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima; FAULSTICH, Enilde; CARVALHO, Orlene Lúcia; RAMOS, Ana Adelina Lopo. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Vol. 1 Brasília: MEC. SEESP. 2004.

SANTOS, Hermínio Tavares Souza dos. Identidade como metamorfose na educação de surdos em Belém. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade do Estado do Pará. Belém, 2011.

SIQUEIRA, Giselli de Oliveira; NASCIMENTO, Patrícia Mesquita dos Santos. O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos na modalidade escrita. Pará. IFPA. 2018.

SKILIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação. 1999.

BIOGRAFIA. In: A Enciclopédia livre. 2015. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm> acesso em 10/02/2019.

Published

2020-01-13

How to Cite

Siqueira, G. de O., Nascimento, P. M. dos S. do, Moller, F. do N., Silva, C. S. da, Silva, E. S. da, Barauna, A. C. F. de, & Chagas, L. K. de O. S. das. (2020). O ensino da língua portuguesa para surdo considerando a aquisição da linguagem como processo fundamental de aprendizagem/ The portuguese deaf language teaching considering the acquisition of language as a key learning process. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1651–1669. https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-114

Issue

Section

Original Papers