O uso do facebook enquanto espaço pedagógico / Using facebook as a pedagogical space

Klebson Felismino Bernardo, Talita Costa Soares Silva, Laiane Pereira de Amorim, Arleciane Emilia de Azevêdo Borges, Victor Kennedy Almeida Barros

Abstract


As tecnologias têm alto potencial inovador e oferecem novos caminhos ao ensino, um destes volta-se à utilização do Facebook; a mídia social mais utilizada atualmente. Diante dos desafios vivenciados com a presença das mídias digitais, professores procuram utilizar e estabelecer uma relação pedagógica com as ferramentas da Web, as quais vêm sendo muito utilizadas, principalmente no contexto do ensino superior. O objetivo dessa pesquisa foi analisar como o Facebook pode ser utilizado no âmbito de ensino, na perspectiva de funcionar como ambiente virtual de aprendizagem, assim como identificar o seu potencial pedagógico. Os resultados demostraram que o Facebook é uma ferramenta que pode ser utilizada como um ambiente virtual de aprendizagem, em que vem possibilitando e oportunizando a aprendizagem colaborativa, a interatividade e outras diversas possibilidades pedagógicas que levam ao aprender a aprender.


Keywords


Interatividade; Facebook; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aprendizagem Colaborativa; Professores.

References


BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2017.

BITENCOURT, Ricardo Barbosa. Novas tecnologias, novas educações. Revista Contexto Educação, Petrolina, p. 110-112, 2015.

FERREIRA, Rejane dos Santos. Dom Casmurro no ensino médio: as novas tecnologias e os círculos de leitura como aliados na leitura literária. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologias no ensino de Química: teoria e prática na formação docente. Appris Editora e Livraria Eireli-ME, 2018.

PRATA, Carmem Lúcia. Gestão escolar e as novas tecnologias. In: ALONSO, Myrtes et al. Formação de gestores escolares: para a utilização de tecnologias de informação e comunicação. São Paulo, 2002.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon NCB University Press, v. 9, n. 5, out., 2001.

STORMOWSKI, Jéssica. O uso das TIC’s na gestão pedagógica da educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria, Três Passos/RS, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-058

Refbacks

  • There are currently no refbacks.