Caublack: a experiência de criação, desenvolvimento e promoção de um produto / Caublack: the product creation, development and promotion experience

Francisco Henrique dos Santos Silva, Nivea Maria Oliveira Costa, Vangleidson Maia Lima, Daniel Vitor Lima de Oliveira, Átila de Freitas, Samara Mírian Nobre de Castro, Priscila Gomes de Araújo Vidal Freitas, Sebastião Darlio Rodrigues da Silva

Abstract


Diante de um contexto de mudanças no padrão de consumo e novas tecnologias que surgem e permitem o constante aparecimento de novos produtos, o presente estudo, tipo relato de experiência, descreve uma atividade cujo o foco foi o processo de criação e desenvolvimento de um produto passando por etapas de geração de ideias, caracterização de público-alvo, construção de embalagem, definição de preços, criação de marca, decisões de praça e distribuição e o esforço promocional. A atividade foi desenvolvida no contexto da disciplina Marketing e Inteligência Competitiva, ministrada no quinto período do curso de Bacharelado em Administração na Faculdade Vidal de Limoeiro (FAVILI), instituição privada situada no município de Limoeiro do Norte, Ceará. Teve como objetivo principal o aprendizado dos processos e a vivência da experiência de criar, desenvolver e promover um novo produto no mercado, associando toda a teoria dos conteúdos vistos nas aulas expositivas à atividade profissional. Tal atividade contribuiu para o desenvolvimento de uma visão crítica dos alunos em relação às demandas do mercado e o comportamento dos consumidores.


Keywords


Inovação, Criação, Marketing, Processo de planejamento.

References


ARAÚJO, Camila de Moura; SOARES, Debora; COSTA, Ivy Polesel da; UEMURA, Michele Yuri. Planejamento e desenvolvimento de produtos: um estudo de caso na Ultra Displays de Cafelândia (SP). Lins – SP. UNISALESIANO. 2013. Disponível em Acesso em 17 de abril de 2019.

DUTRA, Adriana C., LOPES, Claudimar S., Garcia, Mere H. Marketing de novos produtos lançamento e inovação. Lins – SP. UNISALESIANO. 2011. Disponível em . Acesso em 16 abril de 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-013

DOI (PDF (Português (Brasil))): https://doi.org/10.34117/bjd.v6i1.5835.g5244

Refbacks

  • There are currently no refbacks.