O desafio de trabalhar os jogos matemáticos e a bncc na era digital no ensino fundamental / The challenge of working the mathematical games and bncc in the digital era in elementary school

Claudenia da Silva Santana, Diógenes José Gusmão Coutinho

Abstract


Os jogos propiciam uma aprendizagem prazerosa e dinâmica sendo eles digitais com toda a tecnologia de última geração, industrializados ou até mesmo feitos com materiais de reciclagens. Todos facilitam o sucesso na qualidade do ensino, porém como o celular está dominando grande parte do tempo da população e a internet se expandindo cada vez mais pelo mundo, é interessante que o professor utilize esses meios para trabalhar os conteúdos matemáticos de acordo com a BNCC na era digital. Construir jogos didáticos e aplicar os tecnológicos em uma modalidade que desenvolve o conhecimento dos conteúdos necessários para os alunos do ensino fundamental das escolas públicas. Para atingir o objetivo pretendido, realizou-se um estudo qualitativo de caráter exploratório, onde foram realizadas entrevistas com os professores das escolas públicas da Zona da Mata Sul e da Região metropolitana de Pernambuco. Verificando e analisando como os conteúdos matemáticos estão sendo trabalhados, além de aplicar os jogos com um ensi8no9 tecnológico, visando o futuro e focando na aprendizagem necessária para o caminho da Universidade e o mercado de trabalho. A respeito das entrevistas dos discursos apresentados, verifica-se que o professor precisa aperfeiçoar os seus planejamentos e roteiros  de aulas, apesar de desenvolver as habilidades de acordo com a BNCC é necessário estratégias para se atualizar, trabalhando os conteúdos com jogos tecnológicos. Apesar do avanço da tecnologia e as escolas terem acesso a internet as aulas de Matemática geralmente são tradicionais, com exercícios no quadro e livros didáticos. Precisamos atingir a meta da educação, transformando as dificuldades dos conteúdos em algo desafiador e possível de se alcançar. A pesquisa a internet deve ser constante porque os nossos alunos estão quase sempre online, ou seja, acessando e se informando de tudo que está acontecendo ao redor do mundo. Cabe a nós professores fazermos uma reflexão sobre como estamos ensinando aos nossos alunos e buscarmos meios para usar essa tecnologia ao nosso favor, ou seja trabalhar os conteúdos matemáticos através de roda de conversa partindo de uma pesquisa coletiva e atrativa no olhar dos nossos alunos. De acordo  com a pesquisa o professor do ensino fundamental das escolas públicas tenta desenvolver as suas aulas de acordo com a BNCC, mas precisa aperfeiçoa-las de acordo  com a era digital. O mundo está mudando, o computador, o notebook , o celular e as redes sociais estão no dia- a- dia de todos os alunos, basta seguir uma linha tecnológica super atualizada e com a visão nas Universidades e no mercado de trabalho.


Keywords


Jogos, Matemática, BNCC, digital.

References


AGRANIONIH, Neila Tonin; SMANIOTTO, Magáli. Jogos e aprendizagem matemática: uma interação possível.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 2001.

Brasília-DF: MEC/SEF, 1998. GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) anos. Diário oficial da União, Brasília: 15 de dezembro de 2010.

COSTA, S.R. Leitura e escritura de hipertextos: implicações didáticos-pedagógicas e curriculares. Veredas: revista de estudos linguísticos. Juiz de Fora: EDUFJF, 2000.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre : Artmed, 2007.

Erechim: EdiFAPES, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ensino de 5ª a 8ª Séries.

KANITZ, S. A favor dos videogames. Revista Veja. São Paulo: Abril, ano 38, n.41, p.22, out.2005.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 73-87.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O jogo e a construção do conhecimento matemático. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 45-53. Disponível em:< http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p045-053_c.pdf> Acesso em: 06 dez. 2019.

PAIVA,V.L.M.(Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. Belo Horizonte: FALEUFMG,2006.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. Belo Horizonte Autêntica, 2006.

_______.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.126 p. Disponível em : < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 15 nov.2019.

SILVA, Mônica Soltau da. Clube de matemática: jogos educativos. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no ensino de matemática. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, UFBa, 2004.

SOUZA, M. A. T. de. Matemática em crise: depoimentos de alunos indicam pontos fracos no ensino da disciplina. Revista do professor. Porto Alegre, v. 22, n. 88, p. 44-45, out/dez. 2006. Acesso em: 06 dez.2019.

Trabalhos X EGEM X Encontro Gaúcho de Educação Matemática Comunicação Científica 02 a 05 de junho de 2009, Ijuí/RS HIRATSUKA, Paulo Isamo. A mudança da prática do professor e a construção do conhecimento matemático. p. 182-189, 2004. Disponível em: < http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/amudancadapraticadoprofessor.pdf> Acesso em 06 dez. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-003

Refbacks

  • There are currently no refbacks.