O pensamento decolonial e a desigualdade de gênero: uma relação a partir da proposta da igualdade da declaração universal dos direitos humanos e a realidade latino-americana / Decolonial thought and gender inequality: a relationship based on the equality proposal of the universal declaration of human rights and the latin american reality

Authors

  • Jasmine Monteiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Sarah Francine Schreiner
  • Jaci de Fátima Souza Candiotto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-365

Keywords:

Direitos humanos - pensamento decolonial - igualdade - desigualdade de gênero.

Abstract

A busca pela igualdade fundamentou importantes acontecimentos históricos. O valor igualdade vem destacada na Declaração Universal dos Direitos Humanos - 1948, como pressuposto dos direitos humanos. Há, contudo, uma interpretação relacionada à qualidade eurocêntrica que permeia esta igualdade. A exemplo da América, constituída como o primeiro padrão de poder de vocação mundial, porque as relações sociais criadas nessa ideia produziram neste continente novas identidades sociais, como índios, negros, mestiços. Estas relações foram se estabelecendo, configurando estruturas de dominação e hierarquias com novo padrão. Estratifica-se, assim, a cultura patriarcal, marcada por distinções como a existente entre dominante e dominado, de onde se desenvolve também a desigualdade de gênero. Esta, então é a temática que permeia este estudo: a desigualdade de gênero na América Latina, e a inquietude que impulsiona esta pesquisa envolve o critério de universalidade da igualdade proposta pela Declaração Universal de Direitos Humanos e (im)possibilidade de sua aplicação na América Latina, tendo por parâmetro a colonialidade que dentre tantas desigualdades possíveis, estratificou também a desigualdade de gênero nesta sociedade. Este estudo tem como metodologia uma revisão bibliográfica. Um dos resultados, a partir da problematização proposta, dá conta que é provável que o Estado alimenta e aprofunda o processo colonizador. Por isso, a fim de restituir o que fora rasgado pela colonialidade, caberia ao Estado o restabelecimento de um discurso igualitário, resgatando formas coletivas de hierarquias e poderes menos autoritários.

 

 

References

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista brasileira de ciência política, n. 11, p. 89-117, 2013.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. - 3. ed. rev. e ampl. - São Paulo Saraiva, 2003.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: unia historia. Tradução Rosaura Eichenberg. – São Paulo: Companhia de Letras, 2009.

IOP, Elizandra. Condição da mulher como propriedade em sociedades patriarcais. Visão Global-DESCONTINUADO A PARTIR DE 2013, v. 12, n. 2, p. 231-250, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf> Acesso em 07 dez. 2018.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad del poder y clasificación social”. Journal of world-systems research, v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Letramento Editora e Livraria LTDA, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista crítica de ciências sociais, n. 48, p. 11-32, 1997.

SEGATO, Rita Laura. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial. E-cadernos ces, n. 18, 2012.

Published

2019-12-27

How to Cite

Monteiro, J., Schreiner, S. F., & Candiotto, J. de F. S. (2019). O pensamento decolonial e a desigualdade de gênero: uma relação a partir da proposta da igualdade da declaração universal dos direitos humanos e a realidade latino-americana / Decolonial thought and gender inequality: a relationship based on the equality proposal of the universal declaration of human rights and the latin american reality. Brazilian Journal of Development, 5(12), 33116–33124. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-365

Issue

Section

Original Papers