Na Onda do Pitiú: Uma Abordagem de Educação Ambiental Gamificada no Contexto Amazônico / On the Pitiú Wave: An Approach to Gamified Environmental Education in the Amazonian Context

Authors

  • Benedito de Souza Ribeiro Neto
  • Alan Barros Virgolino
  • Davi Araújo Ferreira
  • Marcus Vinicius Brito da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-330

Keywords:

Mapará, Cametá, rio Tocantins, ludificação digital, Scratch

Abstract

O presente estudo tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento de um jogo educativo na perspectiva da educacão ambiental amazônica, utilizando como ferramenta de desenvolvimento a plataforma Scratch por meio de uma linguagem de programação simples.  O trabalho foi desenvolvido com 72 discentes de turmas do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório, situada no município de Cametá-Pará, Brasil. Os resultados obtidos apontam que mais de 90% dos alunos relatam maior concentracão e imersão no conteúdo abordado, quando utilizam o jogo digital como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem. O jogo educativo possibilitou a pra´tica do intelecto, atencão, poder de análise, despertar da imaginação e outras dimensões próprias do ser humano, além da sensibilização sobre a coleta seletiva de lixo de maneira gamificada no rio Tocantins, propiciando uma educação mais prazerosa.

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Published

2019-12-23

How to Cite

Neto, B. de S. R., Virgolino, A. B., Ferreira, D. A., & Silva, M. V. B. da. (2019). Na Onda do Pitiú: Uma Abordagem de Educação Ambiental Gamificada no Contexto Amazônico / On the Pitiú Wave: An Approach to Gamified Environmental Education in the Amazonian Context. Brazilian Journal of Development, 5(12), 32700–32712. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-330

Issue

Section

Original Papers