Forças produtivas e relações de produção: o espaço enquanto produto do trabalho / Productive forces and relations of production: space as a product of labor

Authors

  • Macsuelle Silva Santos
  • Altemar Amaral Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-321

Keywords:

Produção do espaço, Trabalho, Sistema capitalista

Abstract

Este estudo tem como propósito apresentar algumas reflexões sobre o espaço enquanto produto do trabalho. Para a garantia da sua sobrevivência, o homem necessita relacionar-se com a natureza, essa relação é mediada por meio do trabalho. Ao transformar a natureza por meio do trabalho, o homem produz o espaço e se transforma em ser social. Dessa forma, o espaço é uma construção social e a sua formação está ligada às transformações que ocorrem nas relações definidas pelo processo de trabalho. Para a efetivação da vida, historicamente, a sociedade apropriou-se da natureza tirando dela alimentos para subsistência, agasalhos e abrigos, logo, descobriram que podiam plantar seus alimentos para não precisar sair dos locais em que estavam vivendo, além disso, descobriram as formas de domesticar os animais que auxiliavam em determinados trabalhos, assim, evoluíram da caça e coleta para a agricultura e criação de animais. Do mesmo modo, evoluíram quanto as moradias, saíram das cavernas e passaram a produzir abrigos com outros materiais, pois aprenderam a lidar e a aproveitar melhor os recursos da natureza, como as pedras, os ossos, os galhos, as folhas das árvores e as palhas, dessa forma, passaram para habitações construídas a partir da transformação dos recursos naturais disponíveis e outros sinteticamente obtidos. Esses eventos ocorridos há cerca de dez mil anos, representa a fase primária da sociedade humana como a conhecemos e vivemos hoje. Constata-se que a produção do espaço social é construída através do trabalho humano e, incidiu de modo espontâneo e simultaneamente à consumação da vida, pois, o espaço não é produzido antes, para nele habitar depois. Como exposto, no princípio da humanidade, o ritmo de trabalho e da vida dos homens era associado ao ritmo da natureza, porém, na conjuntura do capitalismo, este vínculo é quebrado, pois a natureza, antes vista como meio de subsistência, passa a integrar o conjunto dos meios de produção do qual o capital se beneficia. Assim, o trabalho torna-se o elemento principal da compreensão do modo capitalista de produção, pois ele tem como finalidade a relação de compra e venda da força de trabalho para obtenção da mais-valia. No modo de produção capitalista, o trabalho torna-se submisso às regras impostas pelo sistema de produção, saindo do estado natural da relação homem-natureza, passando a ser subordinado à expansão do capital.

References

BERMAN, Marshall. Introdução. Modernidade. Ontem, hoje. In: Tudo que é sólido se desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das letras, 1986.

BOTELHO, Adriano. A cidade como negócio: produção do espaço e acumulação do capital no município de São Paulo. Cadernos Metrópole, n. 18, 2017.

DUTRA JUNIOR, Wagnerwalter. Confluências entre a Gênese da Geografia e o sociometabolismo do capital. In: O (des)conceito de homem na leitura do espaço-tempo postulado na Geografia humana – os enigmas de uma geografia humana sem homem. Tese (doutorado em Geografia) Núcleo de Pós Geaduação em Geografia. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE, 2015, p. 132-142.

GODOY, Paulo Roberto Teixeira de. A produção do espaço: uma reaproximação conceitual da perspectiva Lefebvriana. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 23, pp. 125 - 132, 2008.

JESUS, Alex Dias. Mobilidade do trabalho no espaço agrário de Campo Formoso – Bahia – Brasil. Revista geografia da América Central, v. 2, p.1-14, 2011.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006.

MAIA, Francisco E. S. LIMA, Francisca R. da C. MAIA, Francisca E da S. O trabalhador, o trabalho, o capitalismo e as suas questões psicológicas. Rev. Fac. Méd. Sorocaba, v. 17, n.2, p. 106, 2015.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Tradução de: Rubens Enderle. Boitempo editorial, 2013.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo C. Castanheira e Sérgio Lessa. Boitempo editorial, 2002.

NASCIMENTO, Ana. Trabalho e formação do espaço urbano. 1ª edição, Coletivo Veredas, Maceió, 2016.

OLIVEIRA, Ana Maria Soares de. Relação homem/natureza no modo de produção capitalista. Revista fct UNESP, V. 3, 2002.

ROCHA, A. A. O papel de João Gonçalves da Costa na produção do espaço baiano – entre os séculos xviii e xix: as origens do território de vitória da conquista. Geopauta, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 83-99, dez. 2018. ISSN 2594-5033. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/3732>. Acesso em: 18 AGO. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rg.v2i3.3732.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 4ª ed., 1996.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

TELES, Glauciana Alves. Trabalho e mobilidade o contexto da produção capitalista do espaço: breves considerações. III Seminário Regional Comércio, Consumo e Cultura – SRCCC. Sobral-CE, 2017.

Published

2019-12-23

How to Cite

Santos, M. S., & Rocha, A. A. (2019). Forças produtivas e relações de produção: o espaço enquanto produto do trabalho / Productive forces and relations of production: space as a product of labor. Brazilian Journal of Development, 5(12), 32571–32579. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-321

Issue

Section

Original Papers