Gíria socioeducativa: recurso linguístico utilizado pelos adolescentes e/ou jovens que cumprem medida de internação socioeducativa / Socio-educational slang: a linguistic resource used by adolescents and / or young people who comply with socio-educational internment measure

Authors

  • Fernando Miranda Arraz Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-289

Keywords:

Gíria, Léxico, Adolescentes, Privados de liberdade.

Abstract

O referido artigo tem como base o anteprojeto apresentado para ingresso e aprovação no Doutorado em Letras: linguística e língua portuguesa da PUC/MG, no qual foi apresentado como uma das variedades presentes no léxico português, que é a gíria, falada em especial por um grupo socialmente delimitado, que neste caso são os adolescentes que estão em privação de liberdade. As gírias são consideras herméticas, logo difíceis de serem compreendidas por aqueles que não estão inseridos no grupo, sendo realmente uma forma de proteção e identificação dos membros. O interesse por este tema vai além de tornar conhecida a linguagem dos privados de liberdade, mas sim em tratar a gíria como fonte criativa e significativa por parte de seus usuários, que como falantes intuitivos do português e atuantes no processo comunicativo, são capazes de originar formas léxicas previstas pelo nosso sistema linguístico. O estudo busca a partir do início de uma análise realizada com um corpus léxico (um conjunto de palavras e expressões utilizadas por indivíduos na condição de internos), mostrar de que forma, adolescentes acautelados criam gírias, sem conhecimento dos recursos linguísticos. Espera-se que este estudo facilite a prática de diversos profissionais que convivem com esses adolescentes, buscando uma melhor compreensão da temática e permitindo nortear pesquisas futuras, contribuindo como uma ferramenta versátil para o desenvolvimento do processo de comunicação verbal.

 

 

References

BAGNO M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 37ed. São Paulo: Loyola; 2005.

BORGES N. N. M. A descaracterização da gíria nos blogs. [Dissertação]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; 2007.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Estatuto da criança e do adolescente. 9. ed. São Paulo: Atlas; 2000 (1990).

CABELLO A. R. G. Linguagens especiais: realidade linguística operante. Ponta Grossa- PR: UniLetras, v.24; 2002. Disponível em: www.revistas2.uepg.br/index.php/uniletras/article/download/242/238. Acesso em 10 Abril de 2019.

OLIVEIRA M. L. T. A gíria dos internos da FEBEM. [Dissertação] São Paulo: PUCSP; 2006.

PRETI D. F. A Gíria e outros temas. São Paulo: Edusp; 1984a.

___________. Dicionários de Gíria. In: Revista ALFA, nº 44. São Paulo:UNESP; 2000.

___________. A Gíria na língua falada e escrita: Uma longa história de preconceito social In: PRETI, D. F. (org), Fala e Escrita em questão. São Paulo: Humanitas; 2003a, p. 241-257.

___________. O Vocabulário oral popular: a gíria. In: PRETI, Dino. Estudos de Língua Oral e Escrita. Rio de Janeiro: Lucerna; 2004.

___________. O léxico na linguagem popular: a gíria. 2007. Disponível em http://simelp.fflch.usp.br/sites/simelp.fflch.usp.br/files/inline-files/S1802.pdf

Acesso em Março de 2019.

REMENCHE M. L. R. As criações metafóricas na gíria do sistema penitenciário do Paraná. [Dissertação] Londrina: UEL-Universidade Estadual de Londrina; 2003.

SILVA M. E. T. Os sentidos da liberdade...o léxico gírio como resultado de uma produção léxica criativa e significativa [Dissertação] Araraquara: UNESP; 2008.

SILVA W. F. R. da. Gírias do sistema prisional paranaense: a linguagem dos presídios ultrapassando seus muros. [Dissertação] Londrina: UEL-Universidade Estadual de Londrina. Londrina; 2014.

VENEROSO P. C. A divulgação da Gíria na imprensa: a descaracterização de um signo. [Dissertação] São Paulo: PUC/SP; 1999.

Published

2019-12-19

How to Cite

Arraz, F. M. (2019). Gíria socioeducativa: recurso linguístico utilizado pelos adolescentes e/ou jovens que cumprem medida de internação socioeducativa / Socio-educational slang: a linguistic resource used by adolescents and / or young people who comply with socio-educational internment measure. Brazilian Journal of Development, 5(12), 32111–32128. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-289

Issue

Section

Original Papers