Beer game: jogo empresarial como método de aprendizagem no ensino superior / Beer game: business game as a method of learning in higher education

Authors

  • Marcio Coutinho de Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Mauro Lúcio Franco
  • Artemiza Oliveira Souza
  • Anna Flávia Oliveira Novais
  • Joyce Amely R. Marquez

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-271

Keywords:

ensino e aprendizagem, jogos empresariais, beer game, bibliométrica.

Abstract

O artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as possíveis dimensões encontradas nas publicações científicas nacionais, as quais abordam diretamente o tema: o jogo beer game no ensino superior como parte do processo de ensino e aprendizagem. para tanto, foi realizada a análise metodológica bibliométrica, a qual utilizou como base de dados a extração de 100% das publicações contidas na plataforma ‘google acadêmico’. os resultados dessa pesquisa contribuem para identificar que o tema ‘beer game’ representa um dos eixos dos inúmeros jogos empresariais logísticos utilizados no ensino superior. quanto o referencial teórico, foi possível elencar os principais autores abordados na área. quanto ao grau de similaridade, verificou-se que os artigos contemplaram auto grau de semelhança nos seguintes aspectos: ‘jogos empresarias’, ‘jogos de simulação’, ‘jogos de ensino e aprendizagem’. quanto ao grau de relevância, percebeu-se que esse tema representa ínfima parcela dentro do campo de pesquisa de ensino e aprendizagem. foram identificadas apenas 27 produções científicas, demonstrando que o tema, na plataforma ‘google acadêmico’ é incipiente. sugere-se para futuros estudos alargar esta amostra para aperfeiçoar os resultados sobre a pesquisa em questão.

 

 

References

AZEREDO, S.; ORNELLAS, A. & RAMOS, R. Jogos de Empresas Aplicados à Logística Empresarial: um Panorama dos Modelos Disponíveis no País. In: Anais XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza, 2006.

ARAÚJO, C.A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p.11-32, jan./jun., 2006.

BARBOSA, Eduardo F. & DE MOURA, Dácio. G. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013.

BRAUER, M. Resistência à Educação a Distância na Educação Corporativa. São Paulo: FGV, 2008. 188 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação da Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2008.

CHECCHINATO, D. Modelagem de Problemas Logísticos Sob o Enfoque de Sistemas Dinâmicos: o caso do jogo da cerveja. Florianópolis: UFSC, 2002. 225 p. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/30364428.pdf > Acesso em: 04 abr. 2019.

FRANCO, P. F. & DELUCA, D. A. Learning through action: Creating and implementing a strategy game to foster innovative thinking in higher education. Simulation & Gaming, v. 50, n. 1, p. 23-43, 2019.

GIACOMONI, M. P. & PEREIRA, N. M (Orgs). Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. Edição do autor, 2002.

MACEDO, L. de; PETTY, A. L. S. & PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MENEZES, M. G. de & SANTIAGO, M. E. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-Posições, v. 25, n. 3 (75), p. 45-62, set./dez. 2014.

MIYASHITA, R.; OLIVEIRA, L. de M. & YOSHIZAKI, H. T. Y. Os jogos de empresas como Instrumento de Treinamento em Logística Empresarial. In: Simpósio de Engenharia de Produção. 2003. p. 1-10.

PACCOLA, F. T.; BIANCHI, R. O.; DOS SANTOS, C. G. L. & PEREIRA, M. A. C. Jogo Do Barco: Uma Versão Inovadora Incluindo Mapeamento De Fluxo De Valor. In: Anais XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Juiz de Fora, 2014.

SAUAIA, A. C. A. Satisfação e Aprendizagem em Jogos de Empresas: contribuições para a educação gerencial. São Paulo: USP, 1995. 273 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

SENGE, P. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 16. ed. São Paulo: Best Seller, 2009.

STERMAN, J. D. Teaching Takes Off: Flight Simulators for Management

Education – The Beer Game, OR/MS Today. MIT Press, p. 40-44, Cambridge

MA, outubro, 1992. Disponível em: <http://web.mit.edu/jsterman/www/SDG/beergame.html>. Acesso em: 16 mai. 2019.

TEIXEIRA, R. C. F. & TEIXEIRA, I. S. Jogos de Empresa um Instrumento para o Desenvolvimento Gerencial. Anais do XVIII ENEGEP, Rio de Janeiro, 1998.

WANG, A. I. The wear out effect of a game-based student response system. Journal Computers and

Education, v. 82, 2015, pp. 217-227.

Published

2019-12-18

How to Cite

Souza, M. C. de, Franco, M. L., Souza, A. O., Novais, A. F. O., & Marquez, J. A. R. (2019). Beer game: jogo empresarial como método de aprendizagem no ensino superior / Beer game: business game as a method of learning in higher education. Brazilian Journal of Development, 5(12), 31865–31879. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-271

Issue

Section

Original Papers