Análise de previsão de demanda e gestão de estoque no setor de hortifruti em um mercado de bairro / Analysis of demand forecasting and inventory management in the hortifruti sector in a neighborhood market

Authors

  • Ana Carla Bittencourt Reis Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Camila Marinho Avelino da Silva
  • Salém Miranda Alves
  • Nicolas Shnider Santana de Sousa
  • Juliana Nunes Cantuário

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-269

Keywords:

planejamento e controle da produção, previsão de demanda, gestão de estoque, supermercado, estoque de segurança, pedido de ressuprimento.

Abstract

 

 A previsão de demanda e a gestão de estoques tem como finalidade diminuir os custos de estoques e ao mesmo tempo manter o nível de serviço. quando o produto possui alta perecibilidade, como no caso dos produtos do setor flv (frutas, legumes e verduras), realizar a previsão de demanda e a gestão de estoque torna-se mais complexo, pois o valor das perdas por vencimento do prazo de validade deve ser confrontado com o valor das perdas com o não-atendimento da clientela, em que a possibilidade de se manter estoques de segurança é mínima. através de técnicas de previsão de demanda, gestão de estoque e outras ferramentas de pcp (planejamento e controle da produção), será realizado um estudo de caso como método de pesquisa a partir do histórico de vendas, pedidos e perdas para identificar possíveis causas das perdas do setor.

 

 

References

CORRÊA, Henrique Luiz. Gestão de redes de suprimento: integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

BOWERSOX, Donald J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. AMGH Editora, 2013.

KING, Peter. Crack the code: Understanding safety stock and mastering its equations. APICS Magazine. 2011.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

GONZALEZ, Jose; GONZÁLEZ, Daniel. Analysis of an economic order quantity and reorder point inventory control model for company XYZ. 2010.

MATTAR, F. N.; OLIVEIRA, B.; MOTTA, S. L. S. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FERNANDES, Flavio Cesar Faria; GODINHO FILHO, Moacir. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. 2010.

SLACK, Nigel et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.

CATUOGNO, Nathalie. Estoque sob controle. Supervarejo. São Paulo. n. 154,

SLACK, Nigel et. al. Administração da Produção. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Published

2019-12-18

How to Cite

Reis, A. C. B., Silva, C. M. A. da, Alves, S. M., Sousa, N. S. S. de, & Cantuário, J. N. (2019). Análise de previsão de demanda e gestão de estoque no setor de hortifruti em um mercado de bairro / Analysis of demand forecasting and inventory management in the hortifruti sector in a neighborhood market. Brazilian Journal of Development, 5(12), 31840–31853. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-269

Issue

Section

Original Papers