Aplicação do modelo de gestão no departamento de saúde e segurança do trabalho em uma empresa de transformação de plásticos / Application of the management model in the health and safety department of work in a plastics processing company

Authors

  • Breno Anderson Leitão Ursulino Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Natalia Varela da Rocha Kloeckner
  • Alan Bessa Gomes Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-202

Keywords:

Gestão, Segurança, Qualidade de Vida no Trabalho.

Abstract

Na área de saúde e segurança do trabalho é preciso um trabalho constante para o desenvolvimento da equipe e total foco na prevenção de acidentes. As atividades exercidas pelos colaboradores devem ser viabilizadas nas condições laborais em um ambiente que proporcione qualidade de vida no trabalho, sem impacto à saúde dos trabalhadores e compatíveis com os objetivos da organização. O objetivo geral do trabalho é apresentar a aplicação e melhorias da implementação de uma gestão na área de segurança do trabalho mostrando a evolução de indicadores e os métodos de gestão utilizados, visando à saúde do trabalhador e o ganho da empresa. Foram usados como referenciais teóricos as normas, conceitos e técnicas de Engenharia de Segurança do Trabalho, para determinação de todos os programas desenvolvidos para a melhoria do setor. O foco dos resultados foi a implementação das seguintes iniciativas: 1. Fortalecimento da CIPA, 2. Ampla divulgação dos acidentes de trabalho, 3. Criação dos mapas de riscos nos setores, 4. Elaboração dos indicadores de acidentes com e sem afastamento, 5. Aderência ao programa STOP e 6. Autorias de segurança do trabalho. Essas ações foram importantes e ajudaram no processo da gestão da área e da conscientização dos colaboradores. Essas iniciativas garantiram a redução de 73% nos acidentes sem afastamento e de 100% nos acidentes com afastamento nos anos de 2016 e 2017 respectivamente.

 

 

References

ALVES, Everton Fernando: Programas e ações em qualidade de vida no trabalho. In: INTERFACEHS - Revista de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade 6 (2011), 1, pp. 60-78.

ARAUJO, R. P. Avaliação da Sustentabilidade Organizacional de uma Empresa do Setor Petrolífero: Ferramenta para Tomada de Decisão. Itajaí: Dissertação Apresentada à Universidade do Vale do Itajaí para obtenção de Título de Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, UNIVALI, 2006.

CALADO, J, M, S, M; Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional nas Empresas de Construção Civil. Dissertação submetida a defesa de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho. Instituto Politécnico de Setúbal. Setúbal. 2014.

CRUZ, S, M, S; Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional nas Empresas de Construção Civil. Dissertação submetida a defesa de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 1998.

LAPA, R. P. Segurança Integrada à Gestão do Negócio. Brasilminingsite, Belo Horizonte, fev. 2001.

OHSAS Project Group (2010). Survey into the availability of OH&S Standards and Certificates. BSI

PINTO, A. Sistemas de Gestão Ambiental: Guia para a sua implementação. (1ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, 2005

PIRES, A. Sistemas de gestão da Qualidade Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria, Serviços, Administração Pública e Educação (1ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, 2012

VICENTE, F. A.C. F;. Gestão estratégica da segurança do trabalho na área Industrial de uma usina de etanol, açúcar e energia elétrica. Dissertação submetida a defesa de Mestrado em Agroenergia. Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2012.

Published

2019-12-13

How to Cite

Ursulino, B. A. L., Kloeckner, N. V. da R., & Peixoto, A. B. G. (2019). Aplicação do modelo de gestão no departamento de saúde e segurança do trabalho em uma empresa de transformação de plásticos / Application of the management model in the health and safety department of work in a plastics processing company. Brazilian Journal of Development, 5(12), 30961–30974. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-202

Issue

Section

Original Papers