Incluir sem integrar, alunos com necessidades especiais no ensino fundamental / Include without integrating students with special needs in key education

Authors

  • Raimunda Fernandes da Silva Souza
  • Maria Aparecida Dantas Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-201

Keywords:

Educação Inclusiva. Políticas Públicas. Ação do Professor.

Abstract

O presente artigo traz em sua essência, reflexões acerca do verdadeiro sentido de inclusão escolar e educação inclusiva, onde faz uma relevância maior no processo de inserção de estudantes com deficiência em um processo de inclusão X integração no ensino fundamental, no contexto escolar e social. Enfoca-se também a atuação do educador frente a este público assim como, a disponibilização de políticas públicas como suporte a educação especializada; uma vez que, estas são previstas e garantidas por Lei. A inclusão escolar verídica se faz acontecer quando os que ele exerce tomam consciência de que a mesma se trata de um processo contínuo. Portanto, necessita que cada um faça sua parte, como uma somatória positiva pela educação, acabando com a ideia de preconceito e exclusão escola, onde se sabe que negar o direito de matrícula e permanência a um estudante com necessidades especiais em qualquer escola pública ou privada é crime, assim a escola que o cometer este crime arcará com os quesitos previstos por Lei. Neste sentido, o artigo traz discussões reflexivas para que de fato a inclusão aconteça de maneira que proporcione um ensino qualificado de forma igualitária, porém, adaptado e sem integração respeitando as restrições específicas de cada estudante sem integrar e sim incluir no ensino fundamental, onde se entende que somos todos seres de características próprias e exclusivas.

References

LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N°9394/96). 20 de dezembro de 1996.

PORTER, G. L. (1997). Organização das escolas: conseguir o acesso e a qualidade através da inclusão. In M.

AINSCOW, G. PORTER E M. WANG, Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional

(Comunicação apresentada na Conferência Mundial sobre “Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade”, Salamanca, 4 a 10 junho, 1994).

WILSON, J. (2000). Fazendo jus à inclusão. Revista Europeia de Educação Especial, 15, 3, 297-304.

CÉSAR, M. (2003). A escola inclusiva enquanto espaço-tempo de diálogo de todos para todos. In David Rodrigues (org.), Perspectivas sobre a inclusão. Da educação à sociedade. Porto: Porto Editora.

MONTOAM, Maria Tereza Égler. Ser ou estar: eis a questão. Explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro, WVA, 1997.

SANTOS, B.S. Entrevista com professor Boaventura de Souza Santos. Disponível em: http/www.dhi.uem.br/Jurandir-biaven.html, 1995.

WERNECK, Cláudia. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA 1997.

BUENO, J.G. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, vol.3. N.5, 7-25, 1999.

FREIRE, F.M P. E VALENTE, A. Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2011.

PRADO, M. E. B. B.; FREIRE, F. M. P. A formação em serviço visando à reconstrução da prática educacional. In: Freire, F. M. P.; Valente, A. (Orgs) aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Published

2019-12-13

How to Cite

Souza, R. F. da S., & Bezerra, M. A. D. (2019). Incluir sem integrar, alunos com necessidades especiais no ensino fundamental / Include without integrating students with special needs in key education. Brazilian Journal of Development, 5(12), 30949–30960. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-201

Issue

Section

Original Papers