Estudo da adsorção de azul de metileno utilizando cascas de pequi / Study of methylene blue adsorption using small peels

Junia Ariane Duarte Barroso, Larissa Ribeiro Lopes, Renata Nepomuceno Da Cunha

Abstract


O tratamento de efluentes industriais vem ganhando destaque, devido aos impactos ambientais que estes causam, como os decorrentes da produção têxtil. Dentre as formas de tratamento, destaca-se a adsorção. A presente pesquisa tem como objetivo estudar o potencial adsorvente da casca do pequi sobre o corante azul de metileno. As cascas receberam tratamento ácido/básico. Os ensaios de adsorção foram realizados em batelada adotando-se planejamento composto central, tendo-se como variáveis independentes o tempo e a massa de adsorvente e como parâmetro de resposta a porcentagem de remoção de corante. As condições ótimas de operação foram obtidas por meio de análises estatísticas. A casca de pequi favoreceu a adsorção do corante têxtil, o que contribui para a redução do seu descarte no meio ambiente.


Keywords


Biossorção, Tecnologias limpas, Sistemas particulados, Adsorventes alternativos.

References


AMORIM, Dayane de Jesus. Caracterização e avaliação da potencialidade das cascas trituradas de pequi (caryocar brasiliense camb.) na adsorção de íons Pb (II) em águas. 2015, 79 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Recursos Naturais do Cerrado, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2015.

DEOLIN, Mara Helen da Silva. Encontro Internacional de Produção Científica, 8., 2013, Maringá. Obtenção do ponto de carga zero de materiais adsorventes. Maringá, Paraná: Cesumar, 2013. 4 p.

LUNARDI, Layane Martins. Remoção de corantes têxteis por adsorção com pó de serragem de pinus sp. 2014. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2014.

NASCIMENTO, Ronaldo Ferreira do et al. Adsorção: aspectos teóricos e aplicações ambientais. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 256 p.

OLIVÉRIO, Guilherme Nunes et al. A utilização de casca de pequi como adsorvente do corante vermelho de fenol em meio aquoso. In: Jornada de Iniciação Científica e Extensão, 6., 2015, Araguatins -TO: 2015. p. 1 - 8.

PATIAS, Samira Gabrielle Oliveira et al. Obtenção de carvão adsorvente oriundo da casca de pequi (Caryocar brasiliense) e sua aplicação no tratamento de efluentes da indústria têxtil através do processo de adsorção. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, n. 2, p.1482-1492, maio/set. 2015.

ROSAS, Veronica Heloisa et al. Avaliação da técnica de biossorção de corante utilizando a biomassa de coco verde: uma alternativa sustentável para o tratamento de efluentes industriais. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 36, 2016, João Pessoa - Pb. Anais. João Pessoa - Pb: ABEPRO, 2016. p. 1 - 9.

SILVA, Lívia Fernanda. Utilização do pó de serragem como adsorvente alternativo na remoção de verde de malaquita. 2014, 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2014.

SOARES JÚNIOR, Manoel Soares et al. Qualidade de biscoitos formulados com diferentes teores de farinha de casca de pequi. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia/GO, v. 39, n. 2, p. 98-104, maio 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-092

Refbacks

  • There are currently no refbacks.