O uso do hidrogênio em motores de combustão interna centro universitário do Sul de Minas/ The use of hydrogen in internal combustion engines University Center of Southern Minas

Gustavo Destefani Picheli, Luiz Carlos Vieira Guedes, Thiago Luis Nogueira Silva, Eduardo Emanuel Vieira Guedes

Abstract


Este trabalho apresenta uma análise do uso do hidrogênio em motores de combustão interna. Tal abordagem se faz necessária, mediante as informações que estão circulando atualmente nas mídias sociais, a respeito da alta economia de combustível que o gerador de hidrogênio proporciona ao veículo. A desmistificação dessas informações trará uma enorme relevância pelo fato de mostrar realmente, se o gerador de hidrogênio economiza combustível. A finalidade desta análise é desmistificar as informações sobre uma possível economia no consumo de combustível, aliada à presença do gerador de hidrogênio, acoplado ao motor de um veículo automotivo de combustão interna. Este propósito será alcançado através de testes laboratoriais e pesquisas bibliográficas, composta principalmente por livros, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado. Dando continuidade ao projeto, serão realizados testes laboratoriais simulando a quantidade de hidrogênio que o gerador de hidrogênio produzirá numa determinada corrente elétrica e por um determinado período de tempo. Essa simulação nos permitirá coletar dados para a realização de cálculos e possibilitará uma comparação com um veículo automotivo de combustão interna.


Keywords


Hidrogênio. Economia. Combustão interna. Gerador de hidrogênio.

References


ANDRADE, Giovanni Souza de. Avaliação experimental da duração de combustão para diferentes combustíveis, em um motor padrão Ciclo Otto ASTM-CFR. 2007, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BARBOSA, Caio Henrique; TAMBOR, José Humberto Machado. Redução de consumo de combustível convencional pela adição de gás hidrogênio. Caleidoscópio, v. 1, n. 8, 2016.

BARRETIRI, Thiago Renato; HAUS, Tiago Luis. Análise da viabilidade da utilização de hidrogênio em motores a combustão interna. Caderno PAIC, v. 14, n. 1, p. 363-381, 2013.

BRUNETTI, Franco. Motores de Combustão Interna. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2012.

CÂMARA, Júlio César Chaves. Monitoramento eletrônico da mistura ar/combustível em motores de combustão interna ciclo Otto. 2006. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, Salvador.

CARVALHO, Marcio Augusto Sampaio de. Avaliação de um motor de combustão interna ciclo Otto utilizando diferentes tipos de combustíveis. 2011. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, Salvador.

DA ROSA, Daniel Argenta. Análise teórica e experimental do desempenho de um motor ciclo Otto alimentado a GNV e testes com hidrogênio como combustível auxiliar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade De Tecnologia – FTEC, Caxias do Sul.

DA SILVA, Thiago Rodrigo Vieira. Estudo de estratégias de controle dos processos internos de um motor de combustão interna de injeção direta de etanol turbo-alimentado para maximização da eficiência global. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

DA SILVA, Givanildo Santos et al. Automóveis movidos a base de água, através da célula produtora de combustível hidrogênio. UNIT, Alagoas, v. 3, n. 3, p. 65, 2017a.

DA SILVA, Heverton Antônio; DA SILVA, Mikele Santos. Gerador de Hidrogênio. In: Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, gás Natural e Biocombustíveis, 2., 2016. Natal. Anais...

DO NASCIMENTO, Joel Henrique Silva. Estudo dos processos físicos envolvidos nos motores que utilizam como combustível álcool e gasolina (ciclo Otto). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Católica de Brasília, Brasília.

ESTÊVÃO, Tânia Esmeralda Rodrigues. O Hidrogénio como combustível. 2008. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

FIGUEIREDO, Robson Lage. Desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um moto gerador a diesel com injeção de gás de eletrólise visando redução de consumo de combustível. 2018. Tese de Mestrado. Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

GOLDENSTEIN, Marcelo; AZEVEDO, Rodrigo Luiz Sias de. Combustíveis alternativos e inovações no setor automotivo: será o fim da "era do petróleo"?. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 23, p. 235-267, mar. 2006.

HEYWOOD, J. B. Internal Combustion Engine Fundamentals. USA: McGraw-Hill, Inc, 1988.

LELUDAK, Frederico Thomas; HAUS, Tiago Luis. Célula de hidrogênio: estudo e construção de uma célula eletrolítica para produção de hidrogênio gasoso. Caderno PAIC, v. 14, n. 1, p. 383-397, 2013.

LIMA, Francisco Lorenzo Magalhães et al. Motores de combustão interna. 2009. Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, Porto.

MACHADO, Deisi Oliveira. Análise de desempenho de um motor ciclo Otto com biogás. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

MANUAL DE BATERIAS BOSCH. Disponível em: < http://br.bosch-automotive.com/media/parts/download_2/baterias/Manual_de_Baterias_Bosch_6_008_FP1728_04_2007.pdf>. Acesso em 02 out. 2018.

MARTINS, Jorge. Motores de combustão interna. 2. ed. Porto: Publindústria, 2006.

MAZLOOMI, S. K.; SULAIMAN, Nasri. Influencing factors of water electrolysis electrical efficiency. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 16, n. 6, p. 4257–4263, 2012.

MEDEIROS, E. F. Hidrogênio energético no Brasil: subsídios para políticas de competitividade 2010-2025. Centro de Gestão e Estudos Energéticos (CGEE), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, CGEE: Brasília, 2010.

MILHOR, Carlos Eduardo. Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna ciclo Otto. 2002. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Carlos.

PEREIRA, Ricardo da Silva et al. Metodologia para redução do consumo de óleo diesel em sistemas de geração termoelétrica usando misturas de óleo vegetal com adição de gás hidrogênio. 2017. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém.

ROCHA, Hendrick Maxil Zárate. Determinação dos efeitos da utilização de hidrogênio em grupos geradores a diesel operando com diferentes misturas diesel-óleo vegetal. 2016. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.

SCALABRIN, Rafael Basso. Viabilidade do uso do hidrogênio em grupo-geradores a etanol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade Horizontina, Horizontina.

SCHIRMER, Waldir Nagel; OLANYK, Luciano Zart; RIBEIRO, Camilo Bastos. Avaliação do desempenho de um “small non-road engine” operando com misturas gasolina e etanol. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 10, n. 3, p. 789-808, 2017.

SENRA, Fernando Osório; DE LIMA, Kelly Aparecida Moreira; DE ABREU, Rodrigo Araújo. Estudo da aplicação de hidrogênio e gasolina em motor ciclo Otto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de São Francisco, Itatiba.

SILVA, Antônio Pedro Meixedo Santos. Estudo da influência de um sistema HHO no desempenho de um motor de combustão interna. 2016. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto.

SILVA, Rita Andrade da. Análise teórica e experimental de um motor monocilíndrico ciclo otto. 2016a. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

SILVA, Gabriela Nascimento. Produção de hidrogênio renovável via Power to gas para mitigação de emissões de co2 do refino do petróleo e maior aproveitamento da energia eólica. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SIMIONI, Carlos Alberto. O uso de energia renovável sustentável na matriz energética brasileira: obstáculos para o planejamento e ampliação de políticas sustentáveis. 2006. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba.

WOLLMANN, Fábio Leandro. Estudo da utilização de gás hidrogênio em veículos automotores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Pinambi.

ZIRR, Leandro de Medeiros. Consumo de motor a diesel associado com o gerador de hidrogênio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-071

Refbacks

  • There are currently no refbacks.