A importância do pedagogo na empresa de construção civil / The importance of pedagogics in the construction company

Rosane Maria Silva, Sidney Barbosa

Abstract


A pesquisa aqui apresentada tem como tema a atuação do Pedagogo Empresarial sendo que o objetivo é demonstrar a colaboração que o mesmo pode trazer para melhorar o nível cognitivo dos trabalhadores nas empresas. Para delimitar o tema foi escolhida a área de construção civil porque se considera que este campo de atividade é o que apresenta a maior defasagem escolar entre os trabalhadores. Trata-se de uma área recente da aplicação da Pedagogia. A atual realidade trás novas tecnologias, mudanças de ritmo de vida, mudanças profissionais, aplicação de normas técnicas de preservação ambiental que requerem maior escolaridade de trabalhadores braçais. È o pedagogo que organiza, planeja, motiva, organiza treinamentos e atende a melhoria cognitiva dos colaboradores junto aos demais profissionais dos Recursos Humanos. Deixa claro, portanto que tendo em vista a formação continuada este novo campo de trabalho busca melhorar as habilidades e competências das pessoas elevando o profissionalismo, a pro atividade, a capacidade de análise, e a tomada de decisões. Além do que estarão melhor capacitados para o trabalho em equipe que é a base da construção civil.


Keywords


Pedagogo; Empresa; Construção civil; Capacitação

References


ARAÚJO, Francilane de S. Pedagogia empresarial: UMA NOVAÁREA DE ATUAÇÃO PARA O PEDAGOGO. Artigo apresentado em Posse, GO 2009. Disponível em: .

BORGES, Livia de O.; PEIXOTO, Tamara P. Ser operário da construção civil é viver a discriminação social. Rev. Psicol., Organ. Trab. Florianópolis , v. 11, n. 1, p. 21-36, jun. 2011 . Disponível em: . Acessos em 23 mar. 2017.

CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Índice mensal do emprego formal segundo os setores de atividade econômica. Brasil: MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). 2010.

FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza UEC, 2002. Apostila. Encontrado em: . Acesso em: 3 de maio de 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1987

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Anual da Indústria da Construção 2008. Rio de Janeiro: IBGE Disponível em: . Acesso em: 23/03/2017

GIL, A.C. Como elaborar um projeto social de pesquisa. 4.ed. São Paulo. Atlas. 2007.

MELLO, L. C. B. B.; AMORIM, S. R. L. de. O subsetor de edificações da construção civil no Brasil: uma análise comparativa em relação à União Europeia e aos Estados Unidos. Produção [online], 19(2), 388-399. 2009. Disponível em: . Acesso em: 10/01/2011.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos para quê? São Paulo, Cortez, 1998.

PAULA, Cláudia R. Educação de Jovens e adultos: A educação ao longo da vida. Curitiba Inter Saberes, 2012

SILVA, Mary Aparecida F. Métodos e técnicas de pesquisa. 2 ed. Rev atual, Curitiba, IPBEX, 2005.

www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/o-papel-do-pedagogo-na-empresa-e-na-escola/19802.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv3n3-48

Refbacks

  • There are currently no refbacks.