O “Eu” e o Eu Virtual em uma proposta de reflexão: a construção do Personagem nos jogos de videogame e o "Eu" primordial / The "I" and the Virtual Self in a proposal for reflection: the construction of the Character in videogames and the primordial "I

Authors

  • Diego Sabádo
  • Zakiee Hage

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-203

Keywords:

"eu" primordial, corporeidade, indivíduo, verossimilhança, virtualização.

Abstract

O trabalho traz uma reflexão acerca da relação entre o "Eu" real e o "Eu" criado virtualmente nos jogos de vídeo game, através das ferramentas de edição de avatares e criação de personagens, baseando-se em conceitos da Psicologia Existencial e fundamentado nas filosofias de Kierkegaard e Heidegger. Levantamos, a partir de conversas informais, com jogadores regulares, questionamentos e possibilidades acerca das conexões e discrepâncias entre os indivíduos e seus personagens, buscando elaborar uma projeto de pesquisa que objetive compreender os significados subjacentes a suas criações. As hipóteses surgidas apontam para o fato de a criação possuir conexão com os anseios e desejos do "Eu". A reflexão em torno dos personagens mostra que o corpo, a face e as características de personalidade dos avatares/personagens criados carregam semelhanças físicas e psicológicas com seus criadores, e mesmo quando criados com características opostas, levam sempre elementos do “Eu” primordial, trazendo possibilidades não reais, ainda que verossímeis, ampliando potencialidades e dando vazão a modos de ser inviáveis na realidade, mostrando que o corpo virtual e o corpo real são regidos pela mesma compreensão da corporeidade e personalidade do indivíduo. O conceito de verossimilhança surge então como o conceito que relaciona o real e o virtual. A pesquisa a partir deste trabalho prévio abrirá caminhos para a compreensão do sujeito e de seus projetos existenciais, e possibilitará a ampliação em um experimento de encontro entre os participantes e seus avatares/personagens, objetivando o aprofundamento do conhecimento de si e das relações entre o “Eu” real e o virtual.

References

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Published

2022-05-10

How to Cite

Sabádo, D., & Hage, Z. (2022). O “Eu” e o Eu Virtual em uma proposta de reflexão: a construção do Personagem nos jogos de videogame e o "Eu" primordial / The "I" and the Virtual Self in a proposal for reflection: the construction of the Character in videogames and the primordial "I. Brazilian Journal of Development, 8(5), 35831–35840. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-203

Issue

Section

Original Papers