Práticas de educação popular em Roraima: formações da campanha da fraternidade no contexto da pandemia / Popular education practices in Roraima: formation of the fraternity campaign in the context of the pandemic

Authors

  • Maria de Nazaré da Silva Nunes
  • Eduardo Gomes da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-117

Keywords:

educação popular, campanha da fraternidade, formação.

Abstract

A campanha da fraternidade é uma ação evangelizadora proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece no Brasil desde 1964, tendo como objetivo trabalhar nas comunidades/igrejas temas diferenciados voltados para as garantias dos direitos sociais, considerando o princípio da dignidade da pessoa humana. Sendo assim, este estudo dedica-se à escrita sobre as práticas de educação popular em Roraima, desenvolvidas pelas pastorais da igreja católica. Entre as suas práticas, destacam-se às formações e capacitações realizadas no contexto da campanha da fraternidade. Soma-se a isso, as articulações e formações da campanha da fraternidade da Diocese de Roraima no contexto pandêmico. Como parte destas ações, apontar-se-á à importância da educação popular e a suas formas. Utilizou-se como método uma revisão de literatura, a partir do fichamento e análise de livros específicos acerca da participação popular e educação popular, além de documentos da Igreja Católica que deram embasamento à prática da equipe de formação da campanha da fraternidade da Diocese de Roraima. As discussões dos resultados foram pautadas em tópicos da participação popular na CF/88, além de questões inerentes à educação popular no Brasil e no Estado de Roraima, com base nas ações das práticas da equipe de formação da Diocese.

References

AVRITZER, Leonardo. Participatory institutions in democratic Brazil. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2009.

BRANDÃO, C. R. “Educação Popular no Brasil”. In: Gadotti, M. (org.). Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, 2014.

BRANDÃO, C. R. A história do menino que lia o mundo. São Paulo: Expressão Popular, 2014.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN, Maria da Gloria. O Protagonismo da Sociedade Civil. Movimentos Sociais, ongs e redes solidarias. 2. Ed. São Paulo, Cortez, 2008.

IGREJA CATÓLICA. (2005). Compêndio de Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas.

IGREJA CATÓLICA. (2010). Exortação Apostólica Verbum Domini. 2010. São Paulo: Edições CNBB.

JUNIOR, Francisco de Aquino. Pastoral Social: Dimensão Sociestrutural da Caridade Cristã. Brasília: Edições CNBB, 2016.

NAPOLITANO, Matos. História do regime milita brasileiro, São Paulo, Contexto 2014.

NUTUSCH, Igor. 2 de março de 1963: é promulgado o Estatuto do Trabalhador Rural, que estendeu ao ambiente do campo os direitos dos trabalhadores urbanos. Democracia e Mundo do Trabalho. Disponível em: https://www.dmtemdebate.com.br/2-de-marco-de-1963-e-promulgado-o-estatuto-do-trabalhador-rural-que-estendeu-ao-ambiente-do-campo-os-direitos-dos-trabalhadores-urbanos/. Acesso em: 20 de jun de 2021.

PALUDO, Conceição. Educação popular. 2012. In: CALDART, Roseli Salete (org.) et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

PAULA, Juscimar Maria de. Tristeza do Jeca: Diálogo, Consciência e Libertação. Uma análise sobre a ótica da Educação Popular (1950-1961). Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-Graduação em Educação. Minas Gerais, 2014. 140 p.

PICCIN, Marcos Botton; BETTO, Janaina. Educação popular, movimentos sociais e educação do campo [recurso eletrônico], 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/06/educacao-popular-com-isbn.pdf. Acesso em: 20 de jun de 2021.

PINI, Francisca Rodrigues de Oliveira. Educação popular e os seus diferentes espaços: educação social de rua, prisional, campo. 2019 Disponível em: < http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v1/32.pdf>. Acesso em: 31 maio de 2021.

Published

2022-05-05

How to Cite

Nunes, M. de N. da S., & Filho, E. G. da S. (2022). Práticas de educação popular em Roraima: formações da campanha da fraternidade no contexto da pandemia / Popular education practices in Roraima: formation of the fraternity campaign in the context of the pandemic. Brazilian Journal of Development, 8(5), 34431–34443. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-117

Issue

Section

Original Papers