Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility

Authors

  • João Carlos Leal de Araújo
  • Antonio Daniel Neves de Sousa
  • Jefferson Martins de Sousa
  • Antônia Michelly Ferreira Dantas da Rocha Dias
  • Camila Ursulla Batista Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-230

Keywords:

Educação Física escolar, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica, Flag football.

Abstract

Dentre os conteúdos propostos para a Educação Física Escolar, o esporte vem historicamente sendo protagonista desse componente curricular, porque ele é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes do mundo. Recentemente a discussão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular – (BRASIL, 2017) sobre a unidade temática esportes, vem reunindo suas manifestações mais formais e derivadas, agrupando as modalidades por tipologia (esportes de marca, precisão, técnico combinatório, rede/quadra dividida ou parede de rebote, campo e taco, invasão ou territorial e combate). O Flag Football é advindo do Futebol Americano, esporte ainda pouco praticado no país, estando dentro do rol dos esportes de invasão. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participante tendo como objetivo geral sistematizar aulas de Flag football na Educação Física Escolar como uma possibilidade pedagógica aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Mossoró/RN. Essa experiência é fruto do programa formativo Residência Pedagógica- RESPED, este que visa relacionar-se com o Estagio Curricular Supervisionado e fomentar o uso da Base Nacional Comum Curricular de forma significativa nas escolas, onde os residentes devem realizar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um preceptor – professor da escola, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Para a coleta de dados foi utilizado um Diário de Bordo, a fim de registrar o envolvimento e compreensão das aulas, bem como registros imagéticos. A proposta consiste na intervenção na Educação Básica, na turma do 3º ano do ensino fundamental, da referida Escola, com a proposição de 5 (cinco) encontros. Para tal, foram oportunizadas as vivências do Flag football, bem como orientações e apreciação de vídeos relativos à modalidade. Oferecer aos alunos um esporte com essas características pode expandir o interesse e, consequentemente, a valorização do trabalho em equipe, aumentar a visibilidade do Futebol Americano na cidade de Mossoró/RN e investigar possibilidades pedagógicas para o ensino do esporte, possibilitando alargar a cultura esportiva.

 

 

References

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular, 2017.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime et al. Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento: Esportes de Invasão. Paraná: Eduem. 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Licenciatura em Pedagogia: a ausência dos conteúdos específicos do ensino fundamental. Por uma Política Nacional de Formação de Professores. São Paulo: UNESP, p. 73-94, 2013.

MEDEIROS, Mara et al. Dimensões pedagógicas do esporte. Ministério do Esporte. Pedagogia do Esporte. Brasília: Universidade de Brasília/CEAD, Unidade, v. 1, p. 6-53, 2004.

PERFEITO, Rodrigo Silva et al. Apresentação do Flagfootball como possibilidade pedagógica. Revista Augustus, v. 17, n. 34, p. 94-107, 2012.

RETONDAR, J. 70 Maneiras de Jogar e Entrar no Jogo. Petrópolis: Vozes. 2012.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar. Pedagogia do esporte. São Paulo: Phorte, 2009.

RODRÍGUEZ, J. Temario Oposiciones Secundaria: Educación Física. Granada: Inéditos. 2002.

ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A Sistematização dos Conteúdos da Educação Física na Escola: A Perspectiva dos Professores Experientes. Rio Claro: Motriz. 2005.

TELESCA, C. Projeto Flagbol nas Escolas. São Paulo: Associação Paulista de Futebol Americano. 2011.

TUBINO, Manuel. O que é Esporte. São Paulo: Editora Brasiliense. 1993.

Published

2019-11-21

How to Cite

Araújo, J. C. L. de, Sousa, A. D. N. de, Sousa, J. M. de, Dias, A. M. F. D. da R., & Carlos, C. U. B. (2019). Flag football escolar: uma possibilidade pedagógica / School flag football: A pedagogical possibility. Brazilian Journal of Development, 5(11), 25747–25757. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-230

Issue

Section

Original Papers