Modelo de gestão da informação e do conhecimento de uma instituição de ensino superior / Model for managing information and knowledge of a higher education institution

Andrey Sartori, Anderson Nunes de Carvalho Vieira, Rubens de Oliveira, Rosicley Nicola de Siqueira, Fabrício Moraes, Moisés Phillip Botelho, Bárbara Yadira Mellado Perez, Dayane Sandri Stellato

Abstract


A Gestão da Informação e do Conhecimento é usada para facilitar o seu uso de forma intrínseca em cada indivíduo, a fim de gerar conhecimentos organizacionais. A informação e o conhecimento tornaram-se fatores importantes no ambiente de negócio em que as empresas estão inseridas, sendo considerados os principais componentes para manter a competitividade e a sobrevivência organizacional. No cenário atual as organizações vivenciam um momento de grande competitividade e precisam buscar diferenciação no mercado a fim de manter sua sobrevivência. O objetivo desse artigo é realizar um estudo de caso aplicando uma pesquisa a fim de identificar e realizar uma análise do processo de Gestão da Informação e do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (FATEC SENAI MT), localizada no município de Cuiabá no Estado de Mato Grosso. A pesquisa demonstrou que a IES possui ferramentas importantes para consolidação da Gestão da Informação e Conhecimento, requisitos fundamentais para boa formação profissional de estudantes e professores.

 

 


Keywords


Gestão da Informação e do Conhecimento; Conhecimentos Organizacionais; Instituição de Ensino Superior.

References


ALARCON, Dafne Fonseca., SPANHOL, Fernando José. Gestão do conhecimento na educação a distância: Práticas para o sucesso. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015.

CORTIMIGLIA, Marcelo N. Gestão da Informação e do Conhecimento. (2016).Rondonópolis. Apostila. Apostila Gestão da Informação e do Conhecimento, Porto Alegre: UFRGS/IBG.

BERBE, Alexandre Campos. Gestão da informação e do conhecimento: reflexão de conceitos e o papel da biblioteconomia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2017.

BOFF, Luiz Henrique .Conhecimento: fonte de riqueza das pessoas e das organizações. Fascículo Profissionalização, [S.l.], v. 22, 2000.

BRYNJOLFSSON, Erik, McAFEE, Andrew. A Segunda Era das Máquinas: Trabalho, progresso e prosperidade em uma época de Tecnologias Brilhantes. Rio de Janeiro,RJ. Alta Books, 2015.

CARVALHO, Fábio Câmara Araújo. Gestão do conhecimento. São Paulo: Pearson, 2012.

CAIÇARA JUNIOR, Cicero. Sistemas Integrados de Gestão – ERP. Uma abordagem gerencial. 3ª ed. Rev e atual. Curitiba: Ibpex, 2008.

DAVENPORT, Thomas H. & PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial Como as Organizações Gerenciam o seu Capital Intelectual. Rio de Janeiro, Campus,1998.

FERRY, Luc. A inovação destruidora. Tradução de Véra Lucia dos Reis. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão Do Conhecimento. 13ª reimpressão. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra (trad.). Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

LARA, Consuelo Rocha Dutra de. A atual gestão do conhecimento. A importância de avaliar e identifica o capital humano nas organizações. São Paulo: Nobel, 2004.

NONAKA, Ikujiro& TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa Como as Empresas Japonesas Geram a Dinâmica da Inovação. Rio de Janeiro, Campus, 1997

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Tradução Ana Thorel. Porto Alegre: Bookman, 2004.

SALMAZO, Paulo Rogério. Um Estudo em Gestão do Conhecimento para uma Empresa de Tecnologia da Informação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Computação, 2004.

SERRANO, Antonio; FIALHO, Cândido. Gestão do conhecimento: O novo paradigma das organizações. Lisboa: FCA – Editora de Informática, 2003.

SILVA, Terezinha Elisabeth da; TOMAÉL , Maria Inês. Editorial: A gestão da informação nas organizações. Inf ., Londrina, v. 12, n. 2, jul./dez. 2007.

STATDLOBER, Juliano. Gestão do Conhecimento em Serviços de TI: Guia Prático. Rio de Janeiro: Brasport, 2016.

TARAPANOFF, Kira (org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

TARAPANOFF ,Kira (org) et al. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília : IBICT, UNESCO, 2006.

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Bookman Editora, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-192

Refbacks

  • There are currently no refbacks.