Desenvolvimento territorial da cidade de São Carlos: evolução de regiões favelizadas de São Carlos / Territorial development of the city of São Carlos: evolution of slum areas of São Carlos

Authors

  • Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior
  • Marcos Antônio Garcia Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-448

Keywords:

regiões favelizadas, desenvolvimento do tecido urbano, São Carlos e instucionalização.

Abstract

A discussão sobre desenvolvimento territorial não é de hoje, autores têm definido como um dos possíveis métodos para atuação do poder público e de se combater a pobreza. É de extrema importância a institucionalização e para tal realização é necessário investimentos, muitas das vezes, esses recursos os municípios não possuem. A criação de instituições envolve a realização de conselhos intermunicipais. Experiências demonstram, principalmente, em regiões europeias que o potencial competitivo de certo local está atrelado à instuticionalidade da região. Um dos marcos importantes na evolução histórica do conceito de desenvolvimento territorial foi a criação do IDH (Índice de Desenvolvimento), ele surge para se discutir além dos fatores econômicos, os sociais também. O objetivo deste trabalho foi demonstrar o desenvolvimento territorial da cidade da cidade de São Carlos e estabelecer um comparativo com São Paulo e o Brasil, na mesma época. Posteriormente a isso, foi feito um estudo da evolução das regiões favelizadas de São Carlos, principalmente, do jardim Gonzaga e algumas feitas pela empresa mista de São Carlos, PROHAB. A metodologia empregada foi através de dados coletados de trabalhos já realizados sobre o tema e de dados fornecidos pelos gestores da PROHAB. Com o trabalho foi possível mostrar que apesar das deficiências existentes em certas regiões que foram consideradas favelizadas, houve uma melhora significativa para a população dessas regiões.

References

ALMEIDA FILHO, N. Desenvolvimento territorial como expressão da perspectiva nacional do desenvolvimento: limites e potencial. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, 2006.

Censo da cidade de São Carlos. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sao_Carlos_(Sao_Paulo)> acesso em 9/05/2017

DEVESCOVI, R. C. B. Urbanização e Acumulação. Um estudo sobre a cidade de São Carlos. São Carlos. Arquivo de História Contemporânea – UFSCar, 1987.

DONZENA, A. São Carlos e seu ‘desenvolvimento’: contradições urbanas de um pólo tecnológico. Dissertação (mestrado em Geografia). FFLCH – USP, São Paulo, 2001.

GOOGLE MAPS. Localização do bairro Jardim Gonzaga – São Carlos – SP.

HESPANHA, P. Mal-estar e risco num mundo globalizado: novos problemas e novos desafios para a teoria social. In: B. D. Souza santos (Org.). A globalização e as ciência sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

IASKIO, E. L. S. O que é Economia Solidária? In: S. S. S. Bergonsi e G. B. D. Lacerda (Org.). Cooperativismo, Economia Solidária e Inclusão Social: Métodos e Abordagens. Curitiba: PROEC – UFPR, 2007.

LIMA, R. P. O processo e o (dês)controle da expansão urbana de São Carlos (1857 – 1977). Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo), EESC - USP, São Carlos, 2007.

Localização do Bairro Jardim Gonzaga. - acesso em: 4/05/2017

MOURA, S. Cidades empreendedoras, cidades democráticas e redes públicas: tendências à renovação na gestão local. 1997. Tese (Doutorado)-NPGA/EAUFBA, Salvador, 1997.

SÃO CARLOS. Processo de Elaboração do Plano Diretor do Município de São Carlos. Conferência da Cidade. São Carlos: Prefeitura Municipal de São Carlos. CD-Rom. 2002.

Published

2018-09-10

How to Cite

Araújo Júnior, L. P. V. de, & Ferreira, M. A. G. (2018). Desenvolvimento territorial da cidade de São Carlos: evolução de regiões favelizadas de São Carlos / Territorial development of the city of São Carlos: evolution of slum areas of São Carlos. Brazilian Journal of Development, 4(7), 4010–4019. https://doi.org/10.34117/bjdv4n7-448

Issue

Section

Original Papers