Perspectivas comparadas: as pesquisas em educação especial no Brasil e em Portugal / Comparative perspectives: research in special education in Brazil and Portugal

Authors

  • Marciane Cosmo
  • Hiran Pinel
  • Jaqueline Bragio
  • Jolimar Cosmo
  • Leonardo Barth

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-483

Keywords:

Educação Especial, Políticas Públicas, Educação Comparada.

Abstract

O presente artigo foi concebido e gestado a partir do PROPOS - Projeto de Cooperação Internacional da Universidade Federal do Espírito Santo com o Instituto Piaget/Campus Universitário de Almada, Portugal - que teve por objetivo propor diálogos e aproximações entre as pesquisas de Educação Especial do Brasil e as pesquisas de Portugal, dentre outros países. Partindo dessa premissa, tomaremos por objetivo central apresentar e (des)velar alguns percursos dessa parceria internacional firmada entre pesquisadores brasileiros e portugueses, sem a intenção de esgotá-los. Embasados nessa trajetória, apresentaremos as rotas percorridas dessa experiência-inacabada, porém, vivida-sentida-lembrada, que nos constituiu como expectadores, senão protagonistas, ousamos dizer. A trajetória retratada nesse artigo teve como panos de fundo, a diversidade e a vivência dos autores nos seus diferentes tempos-espaços. Buscando palmilhar para além das várias rotas que nos conduzem, seja aproximando-nos, seja distanciando-nos das políticas de Brasil-Portugal, optamos por escolher uma metodologia comparativa, por considerar a educação especial o locus de estudo no prisma das perspectivas preponderantes entre Brasil e Portugal. As mencionadas rotas foram traçadas estrategicamente; engajados, laçamo-nos ao além-mar sem a pretensão de ancorarmos, mas de desvelarmos sistematicamente os caminhos percorridos em toda viagem.

References

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 3. 2013,Almada: Instituto Piaget, Portugal.Audio-gravação: acervo particular,2013.

KELLY, Gail P. A educação comparada e os problemas da transformação: um roteiro para a década de oitenta. In: VERHINE,-Robert (Org.). Educação: crise e mudança. São Paulo: EPU, 1989.

NÓVOA, A. Histoire & Comparaison (Essais sur l’Éducation). Lisbonne: Educa, 1998.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: PESPECTIVAS COMPARADAS PORTUGAL/BRASIL,1. 2013.Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.Audio-gravação: acervo particular,2013.

SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL,1.2013.Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo,Brasil. Audio-gravação: acervo particular, 2013.

SOUZA, D.B. INEZ, S.A.M.(Org).Educação Comparada: Rotas de Além-Mar.

XAMÃ, S. P. Cadernos de Pesquisa v.41 n.142 jan./abr. 2011.

Published

2022-01-26

How to Cite

Cosmo, M., Pinel, H., Bragio, J., Cosmo, J., & Barth, L. (2022). Perspectivas comparadas: as pesquisas em educação especial no Brasil e em Portugal / Comparative perspectives: research in special education in Brazil and Portugal. Brazilian Journal of Development, 8(1), 7128–7147. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-483

Issue

Section

Original Papers