Sustentabilidade da indústria extractiva em moçambique: caso dos mega-projectos sob a bacia carbonífera de moatize / Sustainability of the extractive industry in mozambique: case of mega-projects in the moatize carboniferous basin

Authors

  • Sosário Afonso Semende Gove

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-377

Keywords:

Bacia Carbonífera de Moatize, mineração à céu-aberto, sustentabilidade.

Abstract

O objectivo central deste texto é discutir a sustentabilidade das actividades de exploração mineira em Moçambique. O texto analisa as implicações actuais e possíveis constrangimentos futuros para as populações abrangidas pela exploração do carvão mineral na da Bacia Carbonífera de Moatize e dos reassentamentos desenvolvidos. Trata-se de uma pesquisa meramente bibliográfica que, na base de artigos já publicados e documentos, fez-se comparação e inferência de factos que conduziram a conclusões. Os resultados demostram uma situação de insustentabilidade e desrespeito das 5 dimensões de sustentabilidade para um ecodesenvolvimento, nomeadamente, a dimensão social, a económica, a ecológica, a geográfica e a cultural, nas actividades de exploração de carvao mineral em Moatize. Assim, recomenda-se (1) um olhar balanceado sobre os benefícios e malefícios da actual forma de exploração mineira (a céu-aberto), em detrimento da anterior (em túneis) para a saúde das populações à volta e, (2) um olhar humanitário às populações reassentadas por consequência destas actividades pois estas estão desprovidas das mais básicas infraestruturas sociais e técnicas.

References

Bulande, victor. Exploração mineira contribui para aumento de casos de tuberculose em moatize. Jornal a verdade, maputo, 16 de dez. 2013.

Castel-branco, carlos nuno. Os mega projectos em moçambique: que contributo para a economia nacional? Maputo: iese, pp 1-3, 2008.

Castel-branco, carlos nuno. Mega-projectos e estratégia de desenvolvimento: notas para um debate. Iese, 2002.

Cumbe, inês selça s. Análise da dinâmica sócioambiental em áreas de mineração: um estudo da exploração do carvão mineral em moatize-tete-moçambique. São paulo, universidade do vale do paraíba. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós-graduação para obtenção do título de mestre em planejamento urbano e regional, 2016.

Filho, gilberto m.. Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável: conceitos e princípios. Textos de economia, florianópolis, v. 4, n.1, p. 131-142, 1993.

Hogan, daniel joseph. Crescimento populacional e desenvolvimento sustentável. Lua nova, n.31, pp.57-78, 1993.

Matos, elmer. A. C. Desenvolvimento urbano sustentável: o caso da cidade de mocuba. Geografia ensino & pesquisa, v. 16, p. 83-102, 2012.

Matos, elmer a. C. E madeiros, rosa m. V. Exploração mineira em moatize, no centro de moçambique: que futuro para as comunidades locais. 1ª ed. Uberlândia: xxi encontro nacional da geografia agrária - ufu, p. 02-04, 2012.

Mef e mitader. Perfil ambiental distrital de moatize. Avaliação ambiental estratégica, plano multissectorial, plano especial de ordenamento territorial do vale do zambeze e modelo digital de suporte a decisões, pp. 22-23, 2015.

Mungoi, cláudio artur. A problemática de desenvolvimento em economias periféricas: moçambique em perspectiva. Ciência geográfica – bauru – xvi – vol. Xvi – (1), pp: 04-06, 2012.

Nascimento, elimar p. Da. Trajectória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao económico. In: estudos avançados 26 (74), p.51-64, 2012.

Selemane, tóma. “huge reserves, but limited railways & no strategy: mozambique to become one of biggest coal & gas producers, from aid dependence to mineral dependence?” In: mozambique political process bulletin. Maputo: cip & awepa. Issue 53 – 15 february, pp 1-2, 2013.

Selemane, t.; mosca, j. El dorado tete: os mega projetos de mineração. Maputo: centro de integridade pública, 2011.

Tivane, nelson. “erros da repetição da história”: os impactos da extracção do carvão sobre o emprego e a produção económica local (1978-2012), um olhar aos principais factores e desafios da “indústria extractiva” em moatize. Iese, 2012.

Published

2022-01-21

How to Cite

Gove, S. A. S. (2022). Sustentabilidade da indústria extractiva em moçambique: caso dos mega-projectos sob a bacia carbonífera de moatize / Sustainability of the extractive industry in mozambique: case of mega-projects in the moatize carboniferous basin. Brazilian Journal of Development, 8(1), 5583–5595. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-377

Issue

Section

Original Papers