Ensaio de guarda – corpos em edificações verticias Atendimento às normas NBR 14178 - guarda-corpos para edificações e NBR 15575 - edificações habitacionais: desempenho / Guard test - bodies in vertical buildings Compliance with standards NBR 14178 - railings for buildings and NBR 15575 - housing buildings: performance

Kelly Andressa Fideles Serafim, Kíria Nery Alves do Espírito Santo Gomes, Tatyany Aparecida Bittencout

Abstract


Diante dos desafios evolutivos, o mercado da construção civil está em constante crescimento devido aos novos métodos construtivos e tecnologias implantadas. Sendo assim, as normas técnicas ligadas a construção civil têm norteado e especificado os métodos e ensaios utilizados para melhoramento do desempenho na execução, com o intuito de economia de tempo e mantendo a qualidade do produto final a ser entregue para o bem-estar do usuário. Este estudo traz a importância de se ter uma boa vedação e fixação na laje do guarda-corpo com o meio externo em empreendimentos verticais, focado para sacadas em grandes alturas, em prol da prevenção de acidentes de qualquer nível de risco, visando sempre a vida humana em primeiro lugar. Essa verificação se faz com ensaios para garantir a segurança do usuário contra impactos em várias direções, aplicando forças com auxílio de pesos através de um protótipo, executado e instalado, conforme projeto e a norma de desempenho NBR 15575 - Edificações Habitacionais: Desempenho. Estando de acordo o ensaio é realizado conforme NBR 14718 – Guarda-corpos para edificações em que o guarda-corpo deve resistir as cargas descritas em norma. Só por meio deste é possível ter garantia da resistência contra grandes impactos ocasionados. O referente ensaio foi realizado em um canteiro de obra na cidade de Anápolis-GO. Os resultados foram satisfatórios, quando comparados aos limites exigidos em norma, depois de duas tentativas e adequações. Conclui-se que o guarda-corpo, por ser um elemento de segurança da edificação, tem que estar de acordo com os padrões exigidos em norma, pois caso contrário, na ocorrência de um acidente, será de responsabilidade da construtora prestar qualquer tipo de intervenção e correção.

 

 


Keywords


Guarda-corpos. Edificação. Desempenho. Segurança.

References


ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7199: Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14697: Vidro laminado. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14718: Guarda-corpo para edificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1: Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2013a.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-4: Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 4: Requisitos para os Sistemas de Vedações Verticais internas e externas. Rio de Janeiro: ABNT, 2013b.

CARLOS CAMPOS CONSULTORIA E CONSTRUÇÕES LTDA (Goiás). Relatório de ensaio guarda-corpos para edificação: método NBR 14718/2008. Goiânia, 2018a. 10 p. (Relatório nº: 831-1/18-1A).

CARLOS CAMPOS CONSULTORIA E CONSTRUÇÕES LTDA (Goiás). Relatório de ensaio guarda-corpos para edificação: Determinação da resistência a impactos: método NBR 14718/2008. Goiânia, 2018b. 7 p. (Relatório nº:1073-2/18).

CASTRO, Jorge Azevedo de. Inventos e Inovações Tecnológica: produtos e patentes na construção. São Paulo: Annablue, 1999.

GENTILE, Paulo.; LIBONATTI, Nelson. Instalação de guarda-corpo. Téchne. Pini, São Paulo, n°184, 2012, p. 06-08, Junho.

OKAMOTO, Patrícia Seiko. Os impactos da norma brasileira de desempenho sobre o processo de projeto de edificações residenciais. São Paulo, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-028

Refbacks

  • There are currently no refbacks.