Monitoria na disciplina de fundamentos de engenharia: importância da monitoria para alunos e monitores / Monitoring the subject of fundamentals of engineering: the importance of monitoring for students and monitors

Authors

  • Gabriela Pereira Silva
  • Gabriella Lopes Moro
  • Gessica Micaela Pereira Guimarães
  • Leandro Osmar Werle

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-280

Keywords:

monitoria, cursos de engenharia, interação, exercícios, desempenho.

Abstract

Fundamentos de Engenharia é uma disciplina de formação básica do curso de Engenharia de Alimentos, visto que os conteúdos estudados na mesma servem como conceitos básicos para as demais disciplinas futuras presentes na grade curricular. Desta forma, o desempenho do aluno na disciplina é fundamental para que o próprio possa compreender, progredir e assimilar com menos dificuldade os próximos componentes curriculares. A finalidade do estudo é apresentar as principais atividades desenvolvidas na monitoria bem como o impacto destas no desempenho dos alunos que buscaram tal atividade complementar como forma de auxílio e suporte na compreensão da disciplina. O índice de retenção na disciplina é significativo e a presença de um aluno-monitor tem como objetivo a redução do mesmo, pois a interação aluno-aluno contribui para o melhor entendimento dos conteúdos. Para Schneider (2006), a monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui de forma direta para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Foram disponibilizados 3 monitores, sendo 1 bolsista e 2 voluntários, em função do elevado número de alunos matriculados na disciplina e também devido ao elevado número de retenções. O foco dos encontros foi resolução de exercícios extras pré-selecionados pelo professor, com explicação do conteúdo já abordado durante as aulas regulares, e também as dúvidas trazidas pelos próprios discentes. O desempenho da grande maioria dos alunos que participaram ativamente dos encontros de monitoria foi diferenciado, fator este que contribui na elevação do índice de aprovação da referida disciplina. Desta forma, conclui-se que a monitoria realizou papel importante para os alunos, monitor e no auxílio ao professor da disciplina, permitindo uma experiência positiva a todos, tornando os alunos mais participativos, através desta conexão.

 

 

References

FERRAZ, L. V.; FERREIRA, L. M. C.; CARVALHO, S. S. G.; LINS, L. F.; PIRES, D. A. F. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. In: JEPEX 2009 – IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão da UFRPE, Recife, 2009. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0334-2.pdf.> Acesso em: agosto/2019.

UNIDERP. Regulamentação do programa de monitoria de ensino da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. 2016.

SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p. 65, 2006. Disponível em: <http://www.espacoacadêmico.com.br>.

Published

2022-01-17

How to Cite

Silva, G. P., Moro, G. L., Guimarães, G. M. P., & Werle, L. O. (2022). Monitoria na disciplina de fundamentos de engenharia: importância da monitoria para alunos e monitores / Monitoring the subject of fundamentals of engineering: the importance of monitoring for students and monitors. Brazilian Journal of Development, 8(1), 4239–4243. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-280

Issue

Section

Original Papers