Para tempos neoliberais, uma base curricular para o mercado / For neoliberal times, a curricular basis for the market

Authors

  • Geovana Reis
  • Gustavo de Faria Lopes
  • José Elias Domingos Costa Marques
  • Renato Gomes Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-354

Keywords:

Currículo, BNCC, Neoliberalismo, Educação.

Abstract

O trabalho tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular - BNCC como elemento central da política educacional neoliberal para a atual conjuntura brasileira. Trata-se de orientar a educação básica dentro dos limites traçados pelos reformadores empresariais e suas instituições, reforçando o vínculo cada vez mais estreito com o mercado de trabalho. Todas as ações devem gravitar em torno de uma proposição de currículo fechada em todos os seus detalhes, muito próxima das primeiras formulações curriculares que surgiram nos Estados Unidos no início do século XX, alicerçadas nas prescrições do taylorismo-fordismo que invadiram as escolas. Agora é o momento de formatar a educação e as escolas em torno dos métodos de trabalho flexíveis e, para tanto, é fundamental padronizar os conteúdos e as competências de alunos e de professores, determinando precisamente como deve transcorrer o processo de ensino e aprendizagem. Para vigiar, controlar e punir, as avaliações censitárias de larga escala executarão o papel de cercear a autonomia dos professores e alunos nas suas salas de aula, mostrando para a sociedade quem cumpriu o papel de ensinar ou não os estudantes, como também, promover o alinhamento de todos para que cumpram os descritores e objetivos da Base. À disposição das escolas, de notas baixas ou altas nas avaliações, estarão disponíveis pacotes de materiais didáticos, e até de gestão das escolas, ofertados pelas grandes empresas ou organizações educacionais do grande capital. Tudo isso em consonância com a lógica da contemporaneidade neoliberal da flexibilidade, da insegurança, do individualismo, da precariedade, do consumismo e do individualismo.

References

ALVES, Giovanni. Trabalho e subjetividade. São Paulo: Boitempo, 2011.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

______________. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.

______________. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base (terceira versão). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CASSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? In: CASSIO, Fernando; Jr. CATELLI, Roberto. Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019.

DOURADO, Luiz; SIQUEIRA, Romilson. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE – v. 35, n. 2, p. 291 - 306, mai./ago. 2019.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. Base nacional comum curricular (BNCC) e os impactos nas políticas de regulação e avaliação da educação superior. In: AGUIAR, Ângela e DOURADO, Luiz (orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018.

ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

HELOANI, Roberto. Gestão e organização do capitalismo globalizado. São Paulo: Atlas, 2003.

HYPOLITO, Álvaro. BNCC, agenda global e formação docente. In: Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, jan./mai. 2019.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano. Porto Alegre: Sulina, 2011.

PARASKEVA, João. Ideologia, cultura e currículo. Lisboa: Plátano Editora, 2007.

SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed. 2000.

SAVIANI, Demerval. Educação escolar, currículo e sociedade. Movimento - Revista de Educação, Niterói, n. 4, p. 54-84, 2016.

SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Published

2021-12-29

How to Cite

Reis, G., Lopes, G. de F., Marques, J. E. D. C., & Vieira, R. G. (2021). Para tempos neoliberais, uma base curricular para o mercado / For neoliberal times, a curricular basis for the market. Brazilian Journal of Development, 7(12), 115482–115493. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-354

Issue

Section

Original Papers