Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school

Authors

  • Lilian Coelho de Freitas
  • Betânia Lobo Viana
  • Geise Pantoja Moraes
  • Tânia Lobo Viana

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-231

Keywords:

Tecnologia assistiva, Deficiência visual, Inclusão, software assistivo.

Abstract

A Tecnologia Assistiva é um ramo do conhecimento científico que visa garantir independência, inclusão social e qualidade na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, é necessário lembrar que cada indivíduo possui diferentes níveis de conhecimento em relação ao manuseio da tecnologia. Portanto, é importante que a individualidade e os talentos dessa pessoa sejam aumentados e usados da melhor maneira possível, inclusive na escolha da tecnologia a ser usada. O objetivo do artigo é analisar o desempenho de softwares utilizados para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, obter um estudo comparativo dos softwares existentes para inclusão digital de deficientes visuais, além de fornecer novas formas de se inserir no contexto digital através dos softwares testados. Para testar o desempenho dos softwares, informações sobre a experiência de usabilidade dos usuários foram coletadas por meio de questionários realizados no Google formulário, conforme os seguintes aspectos: navegação na Internet, facilidade de manipulação de texto, descrição audiovisual, sistema operacional que pode ser utilizado. O estudo foi realizado com estudantes do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí.

References

CARVALHO, Lucas Pedroso et al. Análise de Acessibilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle: Um Estudo de Caso do Uso do MIS com Leitores de Tela. In: Conferência Internacional sobre Informática na Educação. 2018. p. 174-185.

CAMPELO, Robson. A. et al. Inclusão digital de Deficientes Visuais: O uso da Tecnologia Assistiva em Redes Sociais online e Celulares. In: Computer on the Beach 2011, 2011, 10p.

CANEJO, Elizabeth. Dosvox: rompendo barreiras da comunicação. Journal of Research in Special Educational Needs. v.16, n.1, 2016. 399-401p.

GNOME HELP. Introdução ao Orca Screen Read. s.d. Disponível em: <https://help.gnome.org/users/orca/stable/introduction.html.en> Acesso em 18 out. 2020.

NAPNE/ SIE- IFET RS. Manual Leitor de Tela NVDA. Manual de utilização. Bento Gonçalves: IFRS, 2009. 20p.

NORMANDI, Diego; TARALLI, Cibele Haddad. Design para inclusão: procedimentos de pesquisa em design para acessibilidade de pessoas cegas ao serviço de cinema. e-Revista LOGO, v. 5, n. 2, p. 72-92, 2016.

NV ACCESS. Sobre o NV Access. 2019. Disponível em: <https://www.nvaccess.org/files/nvda/documentation/userGuide.html>. Acesso em: 25. jan. 2020.

PAPA, Fernanda et al. Inclusão: Uma Mudança no Olhar da Comunidade Escolar para a Construção de uma Escola Melhor Inclusiva. Boas Práticas na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, 2015. vol. 1, p. 70.

PROJETO DOSVOX. “Computação para deficientes visuais”. Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. 2002. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox. Acesso em: 21 out. 2020.

SALT SOFTWARE. JAWS. 2014. Disponível em: <http://licenciamentodesoftware.com.br/jaws-para-windows-software-para acessibilidade-de-deficientes-visuais/>. Acesso em: 18 out. 2020.

SANTOS, João G.D.S.; CORDEIRO, Aline Gomes; FERREIRA, Pedro Paulo A.. Estudo da acessibilidade de websites com foco na percepção de usuários com deficiência visual. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14., 2018, Caxias do Sul. Anais Estendidos do XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, jun. 2018. 28-31p.

TECNOVISAO SOFTWARE. Dolphin. 2019. Disponível em: <http://tecnovisao.net/tecnovisao/produtos/detalhes/cod/74/>. Acesso em 18 out. 2020.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2ª ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013. 134p

Published

2021-12-29

How to Cite

de Freitas, L. C., Viana, B. L., Moraes, G. P., & Viana, T. L. (2021). Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school. Brazilian Journal of Development, 7(12), 113486–113500. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-231

Issue

Section

Original Papers