O uso do método econômico financeiro para a avaliação de um empreendimento residencial / The use of the financial economic method for the evaluation of a residential development

Authors

  • Nathalie Wallace Lima Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Roberval Aparecido De Oliveira
  • Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-207

Keywords:

Construção Civil, Método Econômico Financeiro, Mercado Imobiliário – Manaus.

Abstract

O crescimento da demanda por empreendimentos residenciais também representa uma readequação do planejamento urbano e territorial do Brasil ao longo do tempo. O presente trabalho tem por objetivo realizar a avaliação de um empreendimento residencial, localizado na cidade de Manaus-AM, com base Método Econômico. O estudo foi desenvolvido em um empreendimento residencial unifamiliar localizado na cidade de Manaus/AM. A área da pesquisa analisa corresponde a um total de 430,23 m2, tendo em sua estrutura: 5 torres com 10 apartamentos para atender a uma capacidade de 240 moradores. Os apartamentos são divididos em dois grupos: 3 quartos (tipo I) e 2 quartos (tipo II). Observou-se que o cenário do mercado imobiliário para o empreendimento apresenta uma variabilidade para cada tipo. No apartamento tipo I o IPi apresentou uma variação de 1,2% chegando a 3,9% na taxa de investimento em 2024. Para o apartamento tipo II a variabilidade na taxa do IPi oscilou em menor grau, chegando em 2,5% em 2024. Nota-se que o IPi para ambos estabelece uma oscilação irregular, o que pode ser atenuando por alguns fatores: cenário imobiliário, economia local e, principalmente, a valorização do imóvel a partir da localização. Concluiu-se com o estudo que a escolha pelo empreendimento é assertiva dentro do ponto de vista da rentabilidade por meio dos métodos de avaliação econômico-financeira. Em uma comparação entre os tipos de apartamento à venda pela incorporadora, o apartamento tipo II é o que oferece melhores indicadores para um investimento em longo prazo, apesar do cenário de retração.

 

 

References

CORDEIRO, Antônio S.; Breda, Michael F. Van. Empreendedorismo no Mercado Imobiliário Habitacional. São Paulo: Atlas, 2010.

FÁVERO, Luiz Paulo Lopes. Mercado Imobiliário: Técnicas de precificação e comercialização. 2. ed. São Paulo: Saint Paul, 2009.

GONDIM, I. A. et al. Análise da economia nacional e a participação da indústria da construção civil. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Anais… ENTAC, São Paulo, 18-21 jul. 2004. Disponível em: https://entac2020.com.br/anais-2020/. Acesso em: 10 set. 2021.

HANSEN, P.; MOWEN, M.M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Editora Pioneira, 2003.

OLIVEIRA, Valéria Faria. O papel da Indústria da Construção Civil na organização do espaço e do desenvolvimento regional. Congresso Internacional de Cooperação Universidade-Indústria. Taubaté (SP), 2012.

MEGLIORINI, Evandir. Custos: análise e gestão. Pearson Prentice Hall, 2012.

MOTTA, R. R.; CALÔBA, G. M. Análise de Investimentos: tomada de decisão em investimentos industriais. São Paulo: Atlas, 2006.

SAMANEZ, Carlos Patricio. Engenharia econômica. São Paulo: Pearson, 2009.

SANTOS, S. F. O Risco na Análise de Investimentos. Dissertação (Mestrado em Economia). Departamento de Ciências Econômicas e Empresariais. Universidade Portucalense. Porto, 2012.

TEIXEIRA, Luciene Pires. Desempenho da construção brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

WARREN, C. S.; REEVE, J. M.; FESS, P. E. Contabilidade Gerencial. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

Published

2021-12-29

How to Cite

Lima, N. W., De Oliveira, R. A., & Pinheiro, Érika C. N. M. (2021). O uso do método econômico financeiro para a avaliação de um empreendimento residencial / The use of the financial economic method for the evaluation of a residential development. Brazilian Journal of Development, 7(12), 113156–113173. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-207

Issue

Section

Original Papers