Adequação e reforma de edifícios hospitalares – Estudo de Caso: Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III) na Policlínica Codajás, em Manaus/AM / Adaptation and renovation of hospital buildings - Case Study: Specialized Center for Rehabilitation Type III (CER III) at the Codajás Polyclinic, in Manaus/AM

Authors

  • Karoline Socorro da Fonseca Santos
  • Erika Cristina Nogueira Marques Pinheiro
  • Charles Gomes Mafra

Keywords:

Edifícios Hospitalares, Engenharia Clínica, Implantação, Acessibilidade, Reabilitação, CER.

Abstract

A engenharia de edifícios hospitalares é diferenciada pelo nível de complexidade, pois constantemente se redefine devido à evolução das tecnologias médicas, aos novos usos dos espaços e às necessidades dos pacientes. Ademais, o desafio é decorrente da grande quantidade de sistemas necessários para a operação de espaços, bem como a necessidade de, em muitos casos, realizar a obra com os hospitais em pleno funcionamento. Na construção de edifícios focados em atendimento de reabilitação, nota-se a necessidade de uma obra acessível em dois aspectos: dos usuários que são portadores de deficiência e das pessoas que estão temporariamente com alguma deficiência, e que necessitam de algum equipamento para locomoção, como cadeira de rodas e macas para sua locomoção. Além disso, tem-se os pacientes que estão passando por algum tratamento e que têm a audição, visão ou equilíbrio prejudicados. Contudo, este artigo é um Estudo de Caso onde será demonstrado a adequação e reforma da Policlínica Codajás, localizada na cidade de Manaus, para implantação do Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III), cuja organização é a combinação das três modalidades: auditiva, física e intelectual, analisando a complexidade e singularidade deste processo, a fim de verificar a conformidade exigida em toda parte técnica que rege a construção de espaços assistenciais à saúde.

 

References

BRASIL. Ministério da Saúde, Rede de Cuidados à pessoa com deficiência no âmbito do SUS, 2020.

CALVO, Maria Cristina Marino. Hospitais públicos e privados no Brasil: O mito da eficiência privada no estado do Mato Grosso em 1998. Tese de Doutorado. Florianopolis, 2002.

DEPARTAMENTO, N. et al. MINISTÉRIO DA SAÚDE. História e Evolução dos Hospitais. Rio de Janeiro, 1944. Reedição de 1965.

FARIAS, D. Secretaria de Estado da Saúde - Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Disponível em: <https://www.saude.sc.gov.br/index.php/resultado-busca/geral/10259-rede-de-cuidados-a-pessoa-com-deficiencia>. Acesso em: 4 nov. 2021.

HAURADOU, GLADSON ROSAS. A Saúde Auditiva em Manaus: Reflexões sobre os serviços de atenção à saúde auditiva a partir do Centro Especializado em Reabilitação em Saúde Auditiva, Física e Visual (CER III), Manaus, 2016.

Manual de Ambiência dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) e das Oficinas Ortopédicas. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/junho/12/Manual-de-Ambiencia-dos-Centros-Especializados-em-Reabilitacao-e-das-Ofi....pdf>.

NBR NORMA BRASILEIRA 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2020.

PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO nº 3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, Anexo VI (Origem: PRT MS/GM 793/2012) e Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, TÍTULO VIII, Capítulo IV (Origem: PRT MS/GM 835/2012).

PORTARIA No 400, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2009. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, INSTITUÍDA PELA PORTARIA, 2016.

Published

2021-12-29

How to Cite

Fonseca Santos, K. S. da, Nogueira Marques Pinheiro, E. C., & Mafra, C. G. (2021). Adequação e reforma de edifícios hospitalares – Estudo de Caso: Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III) na Policlínica Codajás, em Manaus/AM / Adaptation and renovation of hospital buildings - Case Study: Specialized Center for Rehabilitation Type III (CER III) at the Codajás Polyclinic, in Manaus/AM. Brazilian Journal of Development, 7(12), 113095–113112. Retrieved from https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40822

Issue

Section

Original Papers