Processo construtivo de fundação superficial – Estudo de caso: Viga baldrame em residência unifamiliar / Construction process of superficial foundation - Case study: Baldram beam in a single-family residence

Authors

  • Lucas Albuquerque do Vale Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-096

Keywords:

Fundação, viga baldrame, residência.

Abstract

A fundação é um dos elementos estruturais mais importantes para uma edificação, ela é responsável por transferir para uma camada resistente do solo, todas cargas da edificação. A viga baldrame é uma estrutura retangular de concreto armado dimensionado para suportar e distribuir as cargas para as sapatas isoladas ou diretamente para o solo. Este artigo trata sobre a análise do processo construtivo de uma viga baldrame. Abordando sobre alguns tipos e definições de várias fundações superficiais. O objetivo deste artigo é abordar o processo construtivo de uma viga baldrame, em um estudo de caso de uma edificação residencial unifamiliar de dois pavimentos localizada na cidade de Manaus - AM. Para isso, foi utilizado um projeto já dimensionado com vigas baldrames.  Ressalta-se que esta análise está restrita a este estudo de caso, porém, os resultados obtidos são corroborados por outras literaturas.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. Manual das estruturas. Jaguaré. Disponível em: <http://www.abcp.org.br/conteudo/manual-das-estruturas> Acesso em 20 out 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6118: Projetos de estrutura de concreto - procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2019.

DUARTE, V. M. Do N. Pesquisas Exploratória, Descritiva e Explicativa - Brasil Escola. Disponível em:<http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisasexploratoria-descritiva-explicativa.htm.> Acesso em 20 out 2021.

FALCONI, F. et al. Fundações: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.), Atlas, 2008.

IPOG. Tipos de fundações: qual a importância em uma obra e como escolher o mais adequado. 2019 Disponível em: <https://blog.ipog.edu.br/engenharia-e-arquitetura/tipos-de-fundacoes/> Acesso em 22 out 2021.

MORAIS, Ricardo. Caixaria viga baldrame. Construção. 2011. Disponível em: < https://construcaotga.blogspot.com/2011/12/caixaria-viga-baldrame.html> Acesso em 22 out 2021.

PINHEIRO, Igor. Os 10 Principais Tipos de Fundações. 2019. Disponível em: < https://www.inovacivil.com.br/os-principais-tipos-de-fundacoes/> Acesso em 22 out 2021.

REBELLO, Yopanan. Fundações: guia prático de projeto, execução e dimensionamento. São Paulo: Zigurate Editora, 2008.

SILVA, C. R. O. Guia Prático de Metodologia e Organização do projeto de pesquisa. Documento do Centro de Ensino Técnico Federal, Fortaleza: CEFET, 2004.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Published

2021-12-29

How to Cite

do Vale, L. A., & Pinheiro, Érika C. N. M. (2021). Processo construtivo de fundação superficial – Estudo de caso: Viga baldrame em residência unifamiliar / Construction process of superficial foundation - Case study: Baldram beam in a single-family residence. Brazilian Journal of Development, 7(12), 111484–111497. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-096

Issue

Section

Original Papers