Processo executivo de estruturas em concreto protendido: Estudo de caso em edifícios Multifamiliares / Executive process of prestressed concrete structures: Case study in Multifamily buildings

Everton Oliveira dos Santos, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


Atualmente nos sistemas construtivos veio a evolução de utilizar da protensão para atingir valores maiores de resistência do concreto com esbeltez e diminuição do peso. Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo de caso da implantação de um radier de concreto protendido em um conjunto de habitação multifamiliar construído na cidade de Manaus-AM. Para corroborar os dados apresentados foi realizada uma pesquisa bibliográfica para confrontar o sistema construtivo “in loco”, também foi realizado um relatório fotográfico de cada etapa de instalação desse método. Os resultados que foram apontados é que esse sistema construtivo está em expansão na região, no qual existem diversas vantagens, facilidades e rapidez na hora da construção além de proporcionar economia.


Keywords


Concreto, protendido, radier, fundação, título.

References


BARBOSA, J. DA S.; SILVA, J. L. I. F. DA; GARCIA, R. S. Análise comparativa do dimensionamento de vigas de concreto armado e protendido. 2017

BASTOS, P. S. Concreto Protendido. [s.l: s.n.]. v. 1

BASTOS, P. S. Fundamentos do Concreto Protendido. Bauru/SP: Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2019b.

BASTOS, P. S. DOS S. Concreto Protendido. Disponível em: wwwp.feb.unesp.br/pbastos. Acesso em: 18 out. 1989.

CAUDURO, E. L. Manual para boa execução de concreto protendido usando cordoalhas de aço engraxadas e plastificadas. 2. ed. São Paulo: [s.n.].

FERREIRA, L.; SILVA; CARVALHO, M. C. D. E. Estruturas em concreto armado e concreto protendido custos e benefícios na execução de obras. 2016. GIL, A. C. (ORG).

Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. v. 264

GIOVANAZ, A. H.; FRANSOZI, C. B. P. Estruturas de concreto protendido: estudo de caso no contexto da disciplina de estágio supervisionado I. Destaques Acadêmicos, v. 9, n. 4, p. 309–319, 2017.

OLIVEIRA, D. J. T. M. DE et al. Viabilidade da aplicação de concreto protendido para lajes e edifícios: comparação com o concreto armado. Semana de pesquisa da UNIT, 2019.

PACHECO, A. L. L.; RIBEIRO, B. R. DOS S. Estudo comparativo entre laje maciça simples de concreto armado e concreto protendido não aderente: uma abordagem bibliográfica. Maceió - AL: Centro Universitário CESMAC, 2018.

SCHNEIDER, N. Fundação Radier: O que é? Projeto e execução – Nelso Schneider.

Disponível em: .

Acesso em: 25 out. 2021.

SILVA, S. O. DA. Análise comparativa econômica do sistema em concreto protendido em relação ao método convencional. Maringá: Centro Universitário de Maringá, 2018.

VASCONCELOS, K. DA S. Análise Comparativa entre uma Laje Nervurada de Concreto Armado e uma de Concreto Protendido. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-064

Refbacks

  • There are currently no refbacks.