Solar Luiz de Souza Leão: Estudo de caso da estância turística de Tupã/SP / Solar Luiz de Souza Leão: Case study of the estância turística de Tupã/SP

Sandra Medina Benini

Abstract


Este artigo tem objetivo apresentar um estudo de caso sobre a construção e o processo de tombamento do Solar Luiz de Souza Leão, residência do fundador do núcleo urbano de Tupã, Estado de São Paulo. Considera-se que a preservação do patrimônio não se restringe somente à manutenção e restauração dos bens materiais, mas está relacionada com políticas públicas que objetivem melhorias de qualidade de vida à sociedade. Para o desenvolvimento deste trabalho, adotou-se um procedimento uma pesquisa qualitativa que foi dividida em três fases: discussão conceitual; levantamento de dados; e, sistematização e análise dos dados e informações. Como resultado verificou-se o conjunto arquitetônico do Solar Luiz de Souza Leão é considerado um referencial do patrimônio histórico e cultural da cidade Tupã, bem como, foi considerado um dos requisitos para que o Município fosse contemplado com status de Estância Turística.


Keywords


História, Patrimônio, Tombamento

References


BALLART HERNÁNDEZ, J. & TRESSERAS, J. 2001, Gestión del patrimonio cultural, Ariel, Barcelona, 2001.

BENINI, S. M. Agenda 21 local como instrumento da boa governança: estudo de caso da estância turística de Tupã/SP. 2016. Tese (doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, 2016.

BENINI, Sandra Medina. Tutela do Meio Ambiente no Âmbito Municipal: Estudo de Caso da Estância Turística de Tupã, 2005. Monografia (Bacharelado em Direito), Faculdade de Direito da Alta Paulista, Tupã, 2005.

CARSALADE, Flávio de Lemos. A ética das intervenções. In: MIRANDA, Marcos Paulo de Souza, ARAÚJO, Guilherme Maciel, ASKAR, Jorge Abdo. Mestres e Conselheiros: Manual de Atuação dos Agentes do Patrimônio Cultural. Belo Horizonte: IEDS, 2009. p. 76-90.

FERRARI, C. Curso de Planejamento Municipal Integrado. São Paulo: Ed. Livraria Pioneira, 1977.

GERALDES, E. A. S. Condições para a constituição de um patrimônio ambiental urbano: proposta de focos qualitativos no centro de São Paulo. Tese (Doutorado)-Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006. Disponível em: . Acesso em: 1 ago. 2021.

ICOMOS. Carta de Burra. Austrália: ICOMOS, 1980. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2017.

IPHAN. Educação Patrimonial: inventários participativos. Brasília: IPHAN, 2016. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986, 99 p.

MINEO, M. M. P. O espaço urbano e suas temporalidades: diagnóstico e propostas de intervenção para o patrimônio histórico do centro de Limeira – SP. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - UNESP, Rio Claro, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/95629/mineo_mmp_me_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 6 out. 2021.

MONTES, Arlindo Vizelli et al. Tupã: Depoimento de uma cidade. Tupã: Grafica & Editora Multi-Gráfica, 2004, 526 p.

NASCIMENTO, Rodrigo Modesto. PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. IN: Anais... XI Encontro Regional da Associação Nacional de História – ANPUH/PR” Patrimônio Histórico no Século XXI”, 2008.

POSSARI, Leonildo da Rocha. Bravos Kaingangs. Tupã: Cingral, 1993.

POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente, séculos XVIII – XXI: do monumento aos valores. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

RICHARDSON, P. G.. Piaget: teoria e práticas. São Paulo: Ibrasa, 1981.

ZANCHETI, S. M.; LAPA, T. Conservação Integrada: Evolução Conceitual. In: LACERDA, N.; ZANCHETI, S.M. Plano de Gestão da Conservação Urbana: Conceitos e Métodos. Olinda: Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-057

Refbacks

  • There are currently no refbacks.