Depressão e autoconceito em crianças com dificuldades de aprendizagem / Depression and self-concept in children with learning disabilities

Authors

  • Miriame Lais Ambrosio Belusi
  • Katia Giugioli Carrasco

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-041

Keywords:

Dificuldade de Aprendizagem, Autoconceito, Depressão infantil.

Abstract

A dificuldade de aprendizado pode estar relacionada a diversos fatores como ambiental, emocional ou de ordem neurológica sugerindo aí um transtorno de aprendizado. Importante ressaltar a diferença entre dificuldade de aprendizado, onde os fatores podem ser removíveis, e transtornos de aprendizado, onde há uma disfunção de ordem neurológica e necessita de tratamento adequado para melhora. Em ambos os casos o autoconceito ou autoestima podem ser afetados e sintomas de depressão e/ ou ansiedade podem aparecer, além de outros problemas emocionais. O objetivo desse estudo foi investigar sintomas depressivos e o autoconceito em crianças com dificuldades de aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola pública no interior do Estado de São Paulo após aprovação do Comitê de Ética e consentimentos dos participantes da pesquisa pelos seus responsáveis. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o BDI-II Inventário de Depressão de Beck e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil EAC-IJ. Os participantes foram divididos em dois grupos: crianças com dificuldade de aprendizado, indicadas pelos professores através do rendimento escolar e crianças que não apresentavam dificuldade escolar, selecionadas pelos professores com os mesmos critérios. A divisão foi realizada com crianças do 2º ao 5º ano, de salas aleatórias, alunos com dificuldades de aprendizado e alunos que não apresentam dificuldade de aprendizagem, ou seja, com desempenho escolar bom, totalizando 39 participantes. Os resultados da amostra dos alunos com DA foram comparados com os alunos que não apresentaram dificuldades. A pesquisa contribuiu para entender sobre sintomas de depressão e autoconceito em crianças com dificuldade de aprendizado e comparar com crianças que não apresentam dificuldades escolares. Podemos constatar através deste estudo a relação de sintomas de depressão, baixa autoestima em crianças com dificuldades escolares.

References

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-V. São Paulo: Artmed, 2015.

BARBOSA, GA; LUCENA, A. Depressão Infantil. Infanto – Rev. Neuropsiq. da Inf. E Adol. 3 (2): 23-30, 1995.

CRUVINEL, M; BORUCHOVITCH, E. Depressão infantil: uma contribuição para a prática educacional. Psicologia escolar e educacional, v. 7, n. 1, p. 77-84, 2003.

CRUVINEL, M; BORUCOVITCH E; SANTOS, AAA. Inventário de Depressão Infantil (CDI): Análise dos Parâmetros Psicométricos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, p. 473-490, 2008.

ENUMO, SRF; FERRÃO, ES; RIBEIRO, MPL. Crianças com dificuldade de aprendizagem e a escola: emoções e saúde em foco. Estudos de Psicologia, 139-149. Campinas, 2006.

GLAT, R; FERNANDES, EM. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma Breve Reflexão sobre os Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira. Rio de Janeiro: Revista Inclusão, 2005.

LIMA, RF; MELLO, RJL; MASSONI, I; CIASCA, SM. Dificuldades de aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um Serviço de Neurologia Infantil. Rev Neurocienc 2006; 14(4): 185-190.

LUCCA, AS; MANCINE, MS; DELL’AGLI, BAV. Dificuldade de Aprendizagem: contribuições da avaliação neuropsicológica. Pensamento Plural: Revista Científica da UNIFAE, v. 2, 2008.

MARCONI, MA; LAKATOS, EM. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

NARDI, AE; QUEVEDO, J; SILVA, AG. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – Teoria e Clínica. São Paulo: Artmed, 2014.

PARANHOS, ME. Estudo de fidedignidade e validade do inventário de depressão de Beck–II (BDI-II) em adolescentes. 2009.

SHAFFER, DR. Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Thomson, 2005.

SISTO, FF. Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). 1ª Ed. – São Paulo, 2004.

SOUZA, SC. RODRIGUES, T.M. Depressão Infantil: Considerações Para Professores Da Educação Básica. Brazilian Journal Development, vol 6 n 6 2020.

STEVANATO, IS. Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, p. 67-76, 2003.

VYGOTSKY, LS; LURIA, AR; LEONTIEV, AN. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

Published

2021-12-29

How to Cite

Belusi, M. L. A., & Carrasco, K. G. (2021). Depressão e autoconceito em crianças com dificuldades de aprendizagem / Depression and self-concept in children with learning disabilities. Brazilian Journal of Development, 7(12), 110726–110738. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-041

Issue

Section

Original Papers