A contribuição da teoria da atividade de Leontiev na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais / The contribution of Leontiev's activity theory to the training of teachers who teach mathematics in the early years

Flávio Rodrigo Furlanetto

Abstract


O Presente artigo tem como objetivo apresentar teoricamente o conceito de Teoria da Atividade desenvolvido por Leontiev, e, analisar o estado da arte, das pesquisas que têm sido realizadas utilizando os fundamentos dessa teoria, em relação às suas contribuições para a formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Opta por realizar uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura os fundamentos da Teoria da Atividade a fim de defini-la conceitualmente, e, na sequência, revisita as pesquisas que têm sido realizadas nos últimos anos sobre a temática. Concluí o quão importante é a utilização dos princípios da Teoria da Atividade para organizar, seja o ensino de Matemática, ou os experimentos formativos que são ofertados a professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no intuito de garantir um entrosamento coletivo dos participantes nestes movimentos de formação.


Keywords


: Formação de professores, Teoria da Atividade, ensino de Matemática, anos iniciais.

References


BERNARDES, Maria Eliza M; MOURA, Manoel O. de. Mediações simbólicas na atividade pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo: Feusp, v. 35, n.3, p. 463-478, set./dez. 2009.

CARVALHO, Rosélia José da Silva et al. Investigando a apropriação dos nexos conceituais do sistema de numeração decimal no clube de matemática. 2017. 207 p. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

CEDRO, Wellington Lima. O motivo e a atividade de aprendizagem do professor de matemática: uma perspectiva histórico-cultural. 2008. 242 p. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

CESAR, Silvia Helena. A formação docente para o trabalho com números no letramento matemático. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Jacarezinho. Jacarezinho, 2021.

COSTA, Ronaldo Campelo da. Materiais didáticos na atividade de ensino de matemática: significação dos artefatos mediadores por professores em formação contínua. 2016. 171 f. 2016. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo.

DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigacion psicologica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progresso, 1988.

FRAGA, Laura Pippi et al. A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID–Interdisciplinar Educação Matemática. 2017. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria.

LEONTIEV, Alexis. Actividad, conciencia e personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educacion, 1983. 249 p.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LEONTIEV, Alexis. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: ________; VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59 – 84.

LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, p. 113-147, 2004.

LOPES, Gesmilher de Almeida. Professores que Atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de formação continuada para o ensino de Geometria. 109 f.. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Jacarezinho. Orientador: Flávio Rodrigo Furlanetto. Jacarezinho, 2021.

MARX, Karl. O Capital. Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1996 (Coleção “Os economistas”).

RIGON, Algacir José; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira; MORETTI, Vanessa Dias. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010, p. 13-44.

SOLOVIEVA, Yulia; ROJAS, Luis Quintanar. Prólogo. In: TALIZINA, Nina. La teoria de la actividad aplicada a la enseñanza. México: Universidad Autónoma de Puebla. 2009. p. 7-12.

SOUSA, Luciana Pereira de. Sinais de Resitência: O ensino de matemática no contexto da atividade docente nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 103 p. Dissertação (Mestrado Acadêmco). Universidade Federal do Tocantins. Campus Universitário de Palmas. Palmas –TO. 2016.

TALIZINA, Nina. La teoria de la actividad aplicada a la enseñanza. México: Universidad Autónoma de Puebla. 2009. 412 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-010

Refbacks

  • There are currently no refbacks.