Manifestações patológicas: Fissuras em estrutura de concreto armado e alvenaria estrutural, estudo de caso em duas obras unifamiliares / Pathological manifestations: Cracks in reinforced concrete structure and structural masonry, case study in two single-family works

Felipe Lins de Moura, Walzenira Parente Miranda, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


O respectivo artigo tem por fim indicar, de acordo com as normas vigentes e análise diagnóstica em obra, as manifestações patológicas, mais especificamente as principais causas de fissurações em edificações que ocorrem em estrutura de concreto armado e alvenaria estrutural. Para assim, examinar o surgimento de fissuras em duas obras unifamiliares, quais são os tipos de fissuras e classificá-las de acordo com suas características. Para então, determinar as possíveis causas de seu desenvolvimento e propor soluções nas patologias encontradas nas obras em um estudo de caso.


Keywords


Laje pré-moldada, Alvenaria estrutural, Patologia

References


ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. 250-p.

Arqui Engenharia. Trincas e fissuras. Fevereiro de 2016. Disponível em: Acesso em 20/09/2021.

THOMAZ, E. Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação. São Paulo: Pini; EPUSP; IPT, 1989.

CÁNOVAS, M. F. Patologia e terapia do concreto armado. Tradução de M. Celeste Marcondes, Beatriz Cannabrava. São Paulo: PINI, 1988.

SOUZA, V.; RIPPER, T. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. – São Paulo: Pini, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-001

Refbacks

  • There are currently no refbacks.