A importância do uso das equações na resolução de problemas matemáticos / The importance of using equations in solving mathematical problems

Authors

  • Mayra Aliete Oliveira Negromonte
  • Maria das Graças Silva
  • Andréa Gomes de Souza Lemos Cordeiro
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-245

Keywords:

Equações, Problemas, Resolução.

Abstract

O presente artigo aborda um tema muito relevante no ensino e aprendizagem da Matemática, que é a resolução de problemas. A partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma experiência realizada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, em uma escola do município de João Alfredo – PE, objetivamos analisar e refletir sobre a resolução dos problemas matemáticos, identificando qual a importância do uso das equações nesse processo. Tomando como fonte de dados considerações de autores como Dante, Diniz e Pozo, e os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, percebemos que quando os estudantes aprendem bem as equações, conseguem resolver quaisquer problemas matemáticos com mais embasamento e facilidade.

 

 

References

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. v. 3. Brasília, 1998.

DANTE, LUIZ ROBERTO. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. Editora Ática. São Paulo,2000.

DINIZ, M. I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 87-97.

ONUCHIC, L. de I. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p.213-231.

POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

http://www.mundoeducacao.com/matematica/historia-das-equaçoes.htm (acesso em 09/09/2019 às 20:51hs)

Published

2019-10-18

How to Cite

Negromonte, M. A. O., Silva, M. das G., Cordeiro, A. G. de S. L., & Coutinho, D. J. G. (2019). A importância do uso das equações na resolução de problemas matemáticos / The importance of using equations in solving mathematical problems. Brazilian Journal of Development, 5(10), 20611–20620. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-245

Issue

Section

Original Papers