Institutos confessionais: convergência, divergência e desafios do Século XXI / Confessional institutes: convergence, divergence and challenges of the 21st

Authors

  • Ecilana Luiza de Menezes Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-192

Keywords:

Cosmovisão Cristã, Investigação Científica, Ensino, Pan-moderna.

Abstract

Na sociedade ocidental do século XXI, é muito aceitável a dicotomia entre fé e razão. As filosofias pan-modernistas criaram uma sociedade em constante estado de negação frente a contribuição cristã na produção do conhecimento. Contudo, a história mostra que a sistematização do conhecimento atual tem influência genuinamente da religião cristã, o próprio perfil cristão junto aos seus princípios de se buscar a verdade foram os parâmetros necessário que deram condições para a consolidação da ciência moderna. A presente pesquisa procura trazer à luz não apenas o legado religioso no ensino, mas também os desafios de se harmonizar a cosmovisão cristã e a investigação científica no contexto do século XXI, avesso a essa proposta. Neste trabalho junto a pesquisa bibliográfica foi realizada uma pesquisa qualitativa, na cidade de Boa Vista, em instituições de ensino básico e ensino superior que possuem experiências em implementar em seu projeto educacional uma visão de inspiração cristã.

 

 

References

ARANHA, M. L. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev e atualizada no Brasil: Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.

CLARETIANO CARTA DE PRINCÍPIOS. Claretiano Rede de Educação. BATATAIS – SP.

DAWSON, Christopher. Criação do Ocidente: a Religião e a Civilização Medieval –1. ed.– São Paulo: É Realizações, 2016.

HASKINS, Charles Homer. A ascensão das universidades. Balneário Camboriú, SC: Livraria Danúbio Editora, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MOHLER, Albert. Desejo e engano. [E-book]. 1ª ed. 2008. Editora Fiel.. disponível em: <http://files.comunidades.net/amborges/Desejo_e_Engano__p._112.pdf>.acessado em: 30 de maio

MORELAND, J. P. Racionalidade da fé cristã: argumentos para a sua defesa. – São Paulo: Hagnos, 2013.

NUNES, Ruy Afonso da Costa. A história da educação na idade média. – 2º edição – fevereiro de 2018 – CEDET.

SCRUTON, Roger. Como ser um conservador – 9 ed. – Rio de Janeiro; Record, 2018.

TURLEY, Steve. Educação clássica vs. educação moderna: a visão de C. S. Lewis. [Epub] Tradução de Elmer Pires. – São Paulo: Editora Trinitas, 2018. Disponível em: https://groups.google.com/forum/#!topic/armazem18/0oQXGpGTtVQ.

Artigo:

BORGES, Inez Augusto. O que é confessionalidade? Ultimato. Disponível em: < http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/igreja/o-que-e-confessionalidade/>. Acesso em: 21 nov 2018.

CAMPOS, Divino Eterno Pereira. A verdade como adequação do intelecto com a coisa, na perspectiva de Tomás de Aquino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Filosofia, Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, Goiânia 2011.

Published

2021-10-18

How to Cite

Vieira, E. L. de M. (2021). Institutos confessionais: convergência, divergência e desafios do Século XXI / Confessional institutes: convergence, divergence and challenges of the 21st. Brazilian Journal of Development, 7(10), 97564–97575. https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-192

Issue

Section

Original Papers