Análise dos processos de Cromagem, Niquelagem, Zincagem e Estanhagem / Analysis of the processes of chromium plating, nickel plating, zinc plating and tin plating

Evandro Antonetti, Eduardo Luis Schneider, Cléber Fernando Homem, Daniel Diehl, Lisete Cristine Scienza, Sandra Raquel Kunst, Fernando Dal Pont Morisso, Cláudia Trindade Oliveira

Abstract


A cada ano, surge um grande interesse em combater a corrosão sobre peças, componentes e máquinas utilizadas em diversos setores das engenharias, e tendo em vista isto, investe-se nos processos de recobrimentos de prevenção contra a corrosão. O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos básicos nesta área de recobrimentos metálicos, com enfase nos processos de cromagem, niquelagem, Zincagem e estanhagem. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica que aborda os principais recobrimentos utilizados nas indústrias, e também suas vantagens, desvantagens e aplicações. Também foi realizada uma comparação destes materiais utilizados nos processos de recobrimentos com o software Cambridge Engineering Selector® a fim de comparar os custos e valores de durezas associados aos mesmos. Os resultados indicam que os recobrimentos possuem diversas vantagens sob os processos convencionais de prevenção contra a corrosão, que tem aumentado cada vez mais seu campo de aplicação. Entretanto, assim como vantagens, possuem desvantagens, que são a geração de efluentes líquido e gasosos, que ao serem liberados no meio ambiente, geram impactos ambientais severos. Por isso, junto com o aumento de suas aplicações, tem crescido os estudos sobre formas de tratar e reutilizar estes efluentes.

 

 


Keywords


Recobrimentos, Galvanização, Corrosão, Revestimentos, Materiais.

References


. MAZZER, E. M.; AFONSO, C. R. M. Avaliação da aplicação de recobrimento metálico amorfo para proteção contra corrosão e desgaste. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), SP, Brazil. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v. 7.2 (2012)123 – 130, ISSN 1809-8797, 2012.

. COLARES, C. J. G.; JÚNIOR, E. J. de S.; COLARES, E. C. G.; COSTA, O. S. da. Estudo de Caso do Tratamento de Efluentes Líquidos Gerados no Processo de Galvanoplastia. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade Estadual de Goiás, Novembro, 2010.

. GONÇALVES JR, J. L. Influência de Modificações Superficiais (Cromagem e Texturização) no Comportamento Tribológico de Aços para Fabricação de Cilindros de Laminação a Frio. 2011. 93f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia.

. ZEMPULSKI, Ladislau N.; ZEMPULSKI, Marina Fernanda S. Galvanização Eletrolítica. Dossiê Técnico, Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, Julho, 2007.

. SILVA, A.; FIRMINO, M.; BASTOS, J. Tratamento de Águas Residuais de uma Indústria de Niquelagem e Cromagem de Metais. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. U. Porto, 2015.

. MOURA, Robson L. C.; GRANDINETTI, Francisco J. Estudo da Viabilidade do Processo de Eletrodeposição de Cromo em Ferramental de Estampagem. Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté, SP, 2017.

DENTINHO, Manuel Vacas de Carvalho Ponce. Melhoramento de um Processo de Cromagem de Segmentos de Pistão. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharua Mecânica, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2015.

. TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C.; TOCCHETTO, A. L. Principais Recobrimentos Metálicos Executados em Grandes Empresas do Rio Grande do Sul. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Pesquisas Ambientais e Saúde, p. 32-35, Santos, SP, 2005.

. SILVA, G. B. D. Desenvolvimento de Novas Soluções em Materiais para Resistências de Chuveiros Elétricos. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Mecânica – EMC, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Florianópolis, 2013.

. BENVENUTI, T. Estudo do Transporte Iônico no Tratamento do Efluente de Níquelação por Eletrodiálise Empregando Técnicas Cronopotenciométricas. Ministério da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Escola de Engenharia, Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais – PPGE3M, Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais (LACOR), Porto Alegre, 2017.

. WIERCINSKI, A. Galvanoplastia: Melhorias no Processo de Zincagem Eletrolítica. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial, Panambi/RS, 2015.

WIERCINSKI, Adriano. Galvanoplastia: melhorias no processo de zincagem eletrolítica. 2015. 71 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Industrial, Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Panambi, 2015.

. FERRARI, J. V. Contaminação com Sal de Cloreto e Cromatização da Superfície do Aço Zincado no Processo Não-Contínuo de Zincagem por Imersão a Quente: Influência no Desempenho de Tintas e Determinação de Pré-Tratamentos para Pintura Adequados. 2006. 188f. Dissertação (Mestrado em Engenharia – Materiais) – Escola Politécnica, universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

. METALFIM. Estanhagem Eletrolítica. Disponível em: . Acesso em: 21/05/2018 às 15:56.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-136

Refbacks

  • There are currently no refbacks.