Reflexões sobre o uso da história da matemática e o teorema de tales: o que relatam professores de matemática do 9º ano do ensino fundamental/ Reflections on the use of the history of mathematics and thales' theorem: what do 9th grade mathematics teachers report

Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Jorge Henrique Gualandi

Abstract


Este artigo contempla reflexões sobre uso contínuo dos tópicos da História da Matemática, em especial para a construção do conhecimento acerca do teorema de Tales. Para isso, no segundo semestre de 2013, foram aplicados questionários a professores de matemática do nono ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal de ensino da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, localizada no sul do estado do Espírito Santo. Os dados coletados foram a base para a elaboração de trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Matemática da primeira autora sob a orientação do segundo autor e posteriormente foi apresentado e publicado como trabalho completo nos Anais do VI SEMAT – Seminário da Licenciatura em Matemática. Hoje, após percursos que envolveram estudo, reflexão e ampliação de formação, vivenciados pelos autores, este texto contempla uma releitura e aprofundamento com base em ambos os trabalhos, com a inserção de elementos que, à época, não foram utilizados para análise. Ao considerar a matemática como ciência, fruto da construção humana, alinha-se ao entendimento de uma dinâmica em evolução, e, nesse sentido, a matemática está aberta à geração de novas construções e reconstruções. Desse modo, a História da Matemática é entendida como recurso metodológico facilitador para a construção do conhecimento, principalmente pelo elo entre o contexto escolar e o cotidiano, contudo, apesar desse reconhecimento, alguns professores participantes da pesquisa não utilizam a História da Matemática como recurso metodológico facilitador para o ensino do teorema de Tales.


Keywords


História da Matemática, teorema de Tales, Professores, Construção do conhecimento.

References


BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini. São Paulo: Moderna, 2013.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

BOYER, Carl B. A História da Matemática. Resumos Literários – Conhecimento Específico 1. Tradução: Elza F. Gomide. 3. ed. São Paulo, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf

Acesso em: 12 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.

CAMPOS, Ayandara Pozzi de Moraes; GUALANDI, Jorge Henrique. A História da Matemática como conteúdo facilitador na compreensão do teorema de Tales. In: SEMAT – Seminário da Licenciatura em Matemática, VI, 2016, Cachoeiro de Itapemirim. Anais eletrônicos... Cachoeiro de Itapemirim: Ifes, 2016, p. 60-72. Disponível em: https://semat.ci.ifes.edu.br/wp-content/uploads/2015/02/VII-semat-trabalhos-completos.pdf#page=45. Acesso em: 12 set. 2021.

EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Benedito; GIOVANNI JR., José Ruy. A Conquista da Matemática. São Paulo: FTD, 2013.

GUALANDI, Jorge Henrique; CARARI, Maria Laucinéia. O uso da história do quadrado mágico como estratégia de ensino. In: Carlos Luís Pereira; Marcia Regina Santana Pereira (org.) Educação matemática escolar: múltiplos contextos & abordagens de ensino, 2021, cap. 1, p. 10-20.

GUALANDI, Jorge Henrique. O laboratório de ensino de matemática do IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim como espaço que contribui para a/na formação de professores e na produção científica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13056-13076, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/JO%C3%83O/Downloads/24297-62550-1-PB.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.

HARUNA, Nancy Cury Andraus. Teorema de Talhes: uma abordagem do processo ensino aprendizagem. PUC – SP, 2000. Disponível em:

https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11143. Acesso em: 12 set. 2021.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História da Matemática: propostas e desafios. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PATARO, Patrícia Moreno; SOUZA, Joamir. Vontade de saber matemática. São Paulo: FTD, 2013.

SEDU. Currículo Básico da Escola Estadual do Espírito Santo. Vitória-ES, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-124

Refbacks

  • There are currently no refbacks.