Aplicação do método de análise de solução de problemas (MASP) na gestão de estoques de uma oficina mecânica no setor sucroenegético/ Application of the problem solving analysis method (MASP) in the inventory management of a mechanical workshop in the sugar-energy sector

Anderson dos Santos Silva, Gabriel Augusto Bilória Sisdelli, Guilherme David Drude, Hugo Henrique dos Santos

Abstract


Este trabalho tem como objetivo aplicar Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), na gestão de estoque em um almoxarifado de uma oficina mecânica no setor sucroenergético no interior do estado de São Paulo, identificando possíveis problemas apresentados e que ocasionam a falta de peças e materiais. Para aplicação da metodologia, foram utilizadas ferramentas da qualidade, como por exemplo, a Matriz GUT, Diagrama de Causa e Efeito e o 5W1H. O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa, que para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 5 perguntas que foram aplicadas aos gestores da oficina e colaboradores que atuam no almoxarifado, identificando sete problemas principais mencionados pelos colaboradores. Com base na análise dos problemas, a diversidade de códigos no sistema usado para solicitação e requisição de peças foi identificado como o principal problema do almoxarifado, com isso, a metodologia MASP foi aplicada e soluções propostas para o principal entrave diagnosticado, gerando benefícios para a empresa.


Keywords


Metodologia, Gestão, Qualidade, Solução, Estoque.

References


ABBAS, K.; POSSAMAI, O. Proposta de uma sistemática de alocação de recursos em ativos intangíveis para a maximização da percepção da qualidade em serviço. Gestão & Produção, v. 15, n.3, p.507-522, 2008.

ALBERTIN, Marcos R; PONTES, Heráclito Lopes J. Administração da Produção e Operações. Curitiba: InterSaberes,2016.

ARIOLI, E.E. Análise e solução de problemas: o método da qualidade total com dinâmica de grupo. 1 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. 340 p.

ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo:

Atlas, 1999.

CAMPOS, V. F. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Ed. INDG Tecnologia e Serviços, 2004

CARVALHO, José Mexia Crespo de. Logística. 3a ed. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Materiais: Uma Abordagem Introdutória. 3a ed. Barueri, SP: Manole,2014.

DAMAZIO, A. Administrando com a Gestão Pela Qualidade Total. Rio de Janeiro: Interciência, 1998.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

GIOCONDO, Francisco I. César. Ferramentas Básicas da Qualidade. Instrumentos para gerenciamento de processo e melhoria contínua. São Paulo: Biblioteca24horas,2011. Disponível em: Acesso em: 02 Abr. 2013.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

KRAJEWSKI, Lee J; RITSMAN, Larry P; MALHOTRA, Manoj K. Administração de Produção e Operações. 8ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LUCINDA, Marcos Antônio. Qualidade: fundamentos e práticas para curso de graduação. 3 ed. Rio de Janeiro: Brasport,2010

MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2 ed. Saraiva, 2006.

MEIRELES, Manuel. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte e Ciência, 2001.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em adminsitração, São Paulo. V. 1, nº 3, 2ºsem. 1996

OLIVEIRA, A. A. de.; LOPE, J. L.; BURI, M. R. Gestão de estoque: as dificuldades de inventário em uma empresa de logística localizada em Barueri – SP. Educação, gestão e sociedade, São Paulo, dez. 2011.

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba: UnicenP, 2007

PERIARD, Gustavo. Matriz Gut - Guia Completo. Disponível: http://www.sobreadministracao.com./matriz-gut-guia-completo/ Acesso em 25/09/2015.

REICHENBACH, Carla; KARPINSKI, Cleber Airton: Auditoria no setor de estoque: Um estudo de caso em uma empresa comercial. Rio Grande do Sul, vol 5., 2010.

SANTOS, A. Gestão da Qualidade. Belo Horizonte: Fundação Getúlio Vargas, (2004) e Gestão de Logística. Belo Horizonte: Fundação Getúlio Vargas, (2005).

WERKEMA, Cristina. As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento dos Processos. Minas Gerais:SOGRAFE, 1995. 128 p. v. 1.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-122

Refbacks

  • There are currently no refbacks.