O combate ao Bullying escolar aliado a tecnologia como forma de sublimar uma dor desde o fundamental/ The fight against school Bullying allied to technology as a way to sublimate pain from fundamental

Higor Guimarães Rosas, Fernanda Henrique Bandeira de Souza Lourenço

Abstract


O bullying é conceituado como um comportamento intencional, prologando e repetitivo que surge de diversificadas formas tais como, agressões diretas ou indiretas, coações, retaliações, onde são direcionadas a uma pessoa alvo que é considerada diante das pessoas que cometem o ato como sendo fraca ou vulnerável. No qual em sua maioria o bullying surge dentro do ambiente escolar com crianças ainda no ensino fundamental do colegial. Com a pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), o ensino remoto propiciou novos itinerários tecnológicos para se trabalhar a Psicologia da Educação no ambiente escolar. Sendo a criação de um aplicativo denominado BullyingClass (Aula de Bullying) o meio catártico e de sublimação de seu criador e autor desta obra.


Keywords


Bullying, Escola, Psicologia da Educação, Tecnologia, Psicanálise.

References


ALBUQUERQUE, Maicon Rodrigues et al. Discentes de educação física de universidades públicas conceituadas sabem parcialmente o conceito de bullying. Journal of Physical Education ISSN 2448-2455, v. 32, n. 1, 2021.

AMARAL, Marcelo Jorge; DA ROSA ZUCOLOTTO, Marcele Pereira. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO PSICOLÓGICA NA ESCOLA. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, v. 13, n. 1, jan-jun, p. 451-470, 2021.

ALMEIDA, Wilson Castello de. Defesas do ego: Leitura didática de seus mecanismos. 1. Ego (Psicologia) 2. Mecanismo de defesa 3. Personalidade I. Título. São Paulo: Ágora, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GILBERTO, João. Isto aqui O Que É. Álbum João Gilberto in Tokyo. Universal Music, 2004, faixa 6.

OPAS- Organização Pan-Americana da Saúde. OMS- Organização Mundial Da Saúde. Folha Informativa COVID-19. Brasília,2020. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de 2021.

PEIXOTO, Reginaldo; OLIVEIRA, Eloisa Elena de Moura Santos. AS MÍDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, p. 80-96, 2021.

RIBEIRO, Ana Maria Farias et al. Aplicação da metodologia da problematização com arco de Maguerez na formação interprofissional por meio de tecnologias de informação. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, v. 9, n. Supl. 1, p. 25-26, 2020.

SÁ, Cristina dos Santos Cardoso de et al. Distanciamento social covid-19 no Brasil: efeitos sobre a rotina de atividade física de famílias com crianças. Revista Paulista de Pediatria, v. 39, 2021.

SCHETINO, Maria Conceição. ANGÚSTIA, CULPA E SUBLIMAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA INTERPRETAÇÃO PSICANALÍTICA DA COMMEDIA DE DANTE.

SILVA, Joselma; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; CABRAL, Giovanna Rodrigues. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 407-423, 2021.

UNICEF Brasil – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Pesquisa do UNICEF: Mais de um terço dos jovens em 30 países relatam ser vítimas de bullying online. Disponível em: < https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/mais-de-um-terco-dos-jovens-em-30-paises-relatam-ser-vitimas-bullying-online>.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-120

Refbacks

  • There are currently no refbacks.