Entre discursos e impactos na escola: percepção de estudantes do ensino médio sobre questões de gênero nas aulas de educação física / Between discourses and impacts on school: high school students' perception of gender issues in physical education classes

Authors

  • André Luis do Nascimento Mont Alverne Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ágna Retyelly Sampaio de Souza
  • Anderson dos Santos Oliveira
  • Camilla Ytala Pinheiro Fernandes
  • Dyandra Fernanda Lima de Oliveira
  • Rosana Cabral Pinheiro
  • Tamires Mendes Silva
  • José Edson Ferreira da Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-038

Keywords:

Gênero, Educação, Educação Física, Ensino Médio.

Abstract

Em uma sociedade com traços machistas e misóginos, o impacto atual e a verificação das questões de gênero dentro do âmbito educacional tornam-se cada vez mais relevante. Sendo assim, fazer com que os alunos vivenciem e discutam sobre essa e outras temáticas relevantes nos dias atuais são de extrema importância e um dever de todos que fazem parte do processo de construção educacional. Falar sobre as relações de gênero ainda podem atribuir significados errôneos e contraditórios para muitos estudantes, além da aquisição de determinados estigmas dentro e fora da escola, justificando a importância do tema na educação. Por trabalhar diretamente com o corpo, a Educação Física possui um papel fundamental neste processo, uma vez que as relações de gênero podem e devem estar presentes diretamente no contexto curricular da disciplina. O objetivo primordial do estudo foi entender a percepção de estudantes do ensino médio a respeito das questões de gênero que envolvem aspectos de masculinidade e a feminilidade nas aulas de Educação Física. A pesquisa é de caráter descritivo, qualitativo e de campo. Verificou-se que, apesar dos estudantes atribuírem as aulas sem exclusões, para ambos os sexos biológicos, ainda há inúmeros paradigmas com relação às questões de gênero encontrados nos relatos dos discentes, que podem refletir diretamente em outros âmbitos sociais. Isso pode ser justificado com o não trabalho desta temática nas aulas, além dos fatores sociais e culturais externos que ainda são vistos na sociedade atual. Trabalhar esse tipo de temática pode contribuir significantemente no desenvolvimento social dos alunos, objetivando sempre criticidade e autonomia.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. 2000. 2. ed.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2005.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós- estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

VIANA, Cláudia; RIDENTI, Sandra. Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In: AQUINO, Júlio Groppa (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

Published

2021-10-06

How to Cite

Alverne, A. L. do N. M., de Souza, Ágna R. S., Oliveira, A. dos S., Fernandes, C. Y. P., de Oliveira, D. F. L., Pinheiro, R. C., Silva, T. M., & da Costa, J. E. F. (2021). Entre discursos e impactos na escola: percepção de estudantes do ensino médio sobre questões de gênero nas aulas de educação física / Between discourses and impacts on school: high school students’ perception of gender issues in physical education classes. Brazilian Journal of Development, 7(10), 95339–95349. https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-038

Issue

Section

Original Papers