Régua eletrônica: calcular distâncias por meio de um sensor eletrônicos / Electronic ruler: calculate distances using an electronic sensor

Authors

  • Angela Maria Correa Mouzinho Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ádamo Henrique Rocha de Oliveira
  • Genilton Luís Freitas Marques
  • Ronilson Lopes Brito

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-028

Keywords:

robótica educacional, régua eletrônica, sensor eletrônico, dispositivo Arduino Uno.

Abstract

A robótica atualmente está sendo implementada como forma de auxílio na educação dos jovens que ingressam em cursos técnicos. Em países desenvolvidos essa tecnologia não é assunto mais abordado nas escolas, pois a maioria dos alunos tem acesso aos recursos tecnológicos. Enquanto, a realidade brasileira procura diversos caminhos para disseminar essas tecnologias a baixo custo. O objetivo deste trabalho foi construir uma régua eletrônica para utilizar no cálculo de distâncias por meio de um sensor eletrônico. Para construção da régua eletrônica foram empregados um dispositivo Arduino Uno, um sensor ultrassônico HC-SR04 e um display de LCD. O Arduino é uma placa eletrônica responsável por receber os dados do sensor, efetuar o processamento e apresentar os dados no display. O sensor HC-SR04 é utilizado para medir distâncias sendo baseado em ondas sonoras e possui um ponto de emissão (echo) e outro de recepção (trigger). O tempo de ida e volta da onda sonora é calculado determinando a distância do objeto. O display LCD possui 2 linhas e 16 colunas e apresenta dados alfanuméricos enviados pelo Arduino. A mensagem "Distância" e o valor foram calculados em centímetros. Para que o Arduino faça todo esse processamento, ele deve receber um código que é desenvolvido pela linguagem de programação e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) específico. De acordo com os resultados, a régua foi testada podendo medir de 0,02-4,00 m de comprimento e precisão de ± 0,03 mm. A régua eletrônica pode substituir as réguas comuns por um custo menor quando comparados a outros equipamentos eletrônicos de medição que são caros. A robótica educacional facilita a aprendizagem dos alunos em relação à teoria-prática através das ferramentas cognitivas correlacionada aos recursos tecnológicos.

 

 

References

Arduino. 2018. Disponível em: http://playground.arduino.cc/Main/MaxSonar. Acesso em: 15 jun. 2020.

BANZI, M. Primeiros Passos com o Arduino. Tradução de Rafael Zanolli. São Paulo:

Novatec Editora, 2011.

DE MIRANDA, A. G. et al. Análise do Desempenho do Protótipo Arduino com Sensor de pH para Medições da Qualidade de Água contaminada em Igarapés de Manaus. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 4, abr. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8964. Acesso em: 3 jul. 2021.

DESSBESSEL, B. C.; DORNELES, C. N.; AMORIM, D.; ANTUNES, Y.; RHODEN, S. M.; DE OLIVEIRA, L. L. Bafômetro automotivo: modelo funcional e de baixo custo usando Arduino. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p. 51900-51907 jul. 2020.

MAIA NETO, S. C.; SILVA, V. M. L.; SILVA, J. W. C.; SOUSA, R. R. Plataforma de prototipagem arduino no ensino da física: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.7, p. 65714-65737 jul. 2021.

MISKULIN, R. G. S. Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo ensino-aprendizagem da Geometria. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1999.

O que a robótica educacional e quais são os ganhos para o aprendizado. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br. Acesso em: 20 julho 2020.

PENTEADO, M. G. Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, M. A. V. (org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, 9.297-313.

Régua eletrônica. Disponível em: https://pandoralab.com.br/tutorial/tutorial-regua-eletronica-com-sensor-ultrassonico-hc-sr04/. Acesso em: 15 jun. 2020.

Sensores ultrassônicos (MEC081). Disponível em: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/robotica/3484-mec081. Acesso: 15 jun. 2020.

Published

2021-10-06

How to Cite

Santos, A. M. C. M., de Oliveira, Ádamo H. R., Marques, G. L. F., & Brito, R. L. (2021). Régua eletrônica: calcular distâncias por meio de um sensor eletrônicos / Electronic ruler: calculate distances using an electronic sensor. Brazilian Journal of Development, 7(10), 95192–95200. https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-028

Issue

Section

Original Papers