O projeto educação patrimonial e artística (EPA) como forma de (RE) conhecimento do patrimônio histórico, cultural e artístico de feira de Santana – BA / The heritage and artistic education project (EPA) as a form of (RE)knowledge of the historical, cultural and artistic heritage of feira de Santana – BA

Leonardo Justino Santana, Jackeline Silva Lopes

Abstract


Criado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em 2012, o Projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) é uma política cultural voltada para a juventude estudantil, que visa incentivar o debate e promover às práticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes e dos espaços históricos, com vistas à identificação do patrimônio baiano, a preservação da memória cultural e a apropriação da história e da cultura. O presente artigo visa apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Projeto Lugar, formação docente e elaboração de material didático-pedagógico sobre Feira de Santana/BA, através do Programa de Estágio Voluntário de Iniciação Científica (PEVIC), e se propõe a refletir a contribuição do Projeto EPA para a construção do saber histórico do Colégio Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC) e uma educação patrimonial sobre Feira de Santana-BA. Para tanto, foi feita uma pesquisa etnográfica no CIEAC, no ano de 2018, junto aos professores de história do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand responsáveis pela aplicação do projeto EPA, além dos estudantes das turmas de segundo ano do ensino médio que participaram da aplicação do EPA no citado ano. Os dados foram coletados através de entrevistas orais-semiestruturadas com professores do CIEAC responsáveis pela aplicação do Projeto, aplicação de questionários junto aos estudantes, observações com produção de diário de bordo, análise do projeto EPA e análise da proposta pedagógica da escola, os quais foram analisados quantitativa e qualitativamente.


Keywords


Educação Patrimonial, saber histórico escolar, ensino de história.

References


ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWADSZNJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. (Parte 2).

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas:

Papirus, 1995.

_____. Avanços no conhecimento etnográfico da escola. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A Pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997a.

_____. Tendências atuais da pesquisa na escola. Cadernos CEDES, Campinas, v. 18, n. 43,p.1-9, dez. 1997.

SILVA, Marcos A. da. República em Migalhas - História Regional e Local. São Paulo, Marco Zero, 1990.

SOARES, André Luis Ramos (Org.). Educação patrimonial: relatos e experiências. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2003.

HORTA, Maria de Lourdes Pereira. “Fundamentos da Educação Patrimonial” IN.: Revista da Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Porto Alegre, RS, 2000.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional, Museu Imperial, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-446

Refbacks

  • There are currently no refbacks.