A preparação para o ENEM em tempos de estudo remoto: estratégias do UPT UEFS / The preparation for ENEM in times of remote study: UPT UEFS' strategies

Aretusa Lima Evangelista Oliveira, Jackeline Silva Lopes, Marcele Gomes Silva de Sousa, Nayana Sepúlveda Suzart, Valéria Santana de Freitas

Abstract


Considerando o contexto extraordinário de pandemia e distanciamento social vivenciado em 2020 e cientes da importância do Programa Universidade Para Todos (UPT) para a juventude baiana, a Coordenação do UPT UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), juntamente com a Gestão da UEFS, acolheu a proposta da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) de cooperar com a Rede Colaborativa da Educação Básica, através do projeto “UPT Estude em Casa”.  Com a colaboração voluntária de docentes e discentes da Graduação e Pós-Graduação da UEFS de diversos cursos e visando a manutenção de uma rotina de estudos de discentes que estão se preparando para o ENEM, esse Projeto, através de uma plataforma, disponibilizou planos de estudos semanais e materiais diversos como dicas de como estabelecer uma rotina de estudos em casa e de orientação profissional, videoaulas, lives, cartilhas, slides com áudios de aulas, materiais didáticos, links de sites com foco no ENEM, bibliotecas e museus virtuais, podcasts, dentre outros. O presente artigo se propõe a apresentar as estratégias didático-pedagógicas e técnico-administrativas do UPT UEFS -2020 para executar este projeto. Pretende-se, assim, dar visibilidade ao rico trabalho produzido, bem como evidenciar possibilidades  de baixo custo e grande amplitude para auxiliar os jovens na preparação para o ENEM em tempos de pandemia. 


Keywords


Universidade Para Todos, Ensino Remoto, Extensão Universitária, ENEM.

References


BAHIA. Decreto nº 19.586. Ratifica declaração de Situação de Emergência em todo o território baiano, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Diário Oficial. Salvador, BA, ano CIV, nº 22.870, 27 de mar. 2020.

BAHIA. Decreto nº 20.004. Institui o programa Universidade Para Todos – UPT, e dá outras providências. Diário Oficial. Salvador, BA, ano CIV, nº 22.993, 21 de set. 2020.

BASTOS, Ana Cristina; RODRIGUES, Ana Paula; BASTOS, Layanna. Professores que estudam, alunos que aprendem: a importância da autoformação docente. In: Políticas públicas na educação brasileira: formação de professores e a condição do trabalho docente. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2018, pp. 163-173.

BESNOSIK, Maria Helena da Rocha; LOPES, Jackeline Silva. Tempestade de (pré)conceitos: as representações de estudantes de graduação sobre a extensão universitária. Conexão UEPG. V. 7, n. 2. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2011, pp. 144-151.

COSTA, Fabiano. Pará tem maior percentual dos que se declaram pretos ou pardos, diz estudo. G1. 05 de nov de 2013. Disponível em http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/11/para-tem-maior-percentual-dos-que-se-declaram-pretos-ou-pardos-diz-estudo.html. Acesso em 10 de out de 2020.

FREIRE, Paulo. Qiuatro cartas aos animadores de círculos de cultura de São Tomé e Príncipe. In: BEZERRA, Aída; BRANDÃO, Carlos. (org) A questão Política da Educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1980, p. 136-195.

________.Pedagogia da esperança: reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Jasneiro: Paz e Terra, 1992.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Luiz Alberto; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento Negro e Educação. Revista Brasileira de Educação. N 15. Set/out/nov/dez 2000, p. 134-158. Disponível em < https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n15/n15a09.pdf>. Acesso em 10 de out de 2020.

SUZART, S., Nayana; OLIVEIRA, L., E., Aretusa; SOBRAL, C., Louise. Avaliação de desempenho dos cursistas integrantes do Projeto Universidade Para Todos – UEFS. In: XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. v.11, n.1. São Cristóvão. Anais eletrônico. São Cristóvão: UFS, 2017.

SUZART, S., Nayana; OLIVEIRA, L., E., Aretusa; ALVES, Q., Clayton. A Educação de Jovens e adultos no Projeto Universidade para Todos – UEFS: uma análise do Perfil dos cursistas no ano de 2016. In: IV Congresso Nacional de Educação, V. 1, João Pessoa. Anais eletrônico, João Pessoa, 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Relatório de atividades de 2010 da Pró-Reitoria de Extensão. Feira de Santana: PROEX/UEFS, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-443

Refbacks

  • There are currently no refbacks.