Análise histórica e urbana de contrastes em áreas residenciais brasileiras: o caso da península da ponta d’areia e ilhinha em são luís (ma) e a região do pina e Brasília teimosa em Recife (PE) / Historical and urban analysis of contrasts in brazilian residential areas: the case of the peninsula of ponta d'areia and ilhinha in são luís (ma) and the region of pina and Brasília Teimosa in Recife (PE)

Walber da Silva Pereira Filho, Marluce Wall de Carvalho Venancio, Hugo José Abranches Teixeira Lopes Faria, Saulo Ribeiro dos Santos

Abstract


Com seu crescimento urbano, a cidade de São Luís - MA apresenta duas áreas de contrastes: a Península da Ponta D´areia e a Ilhinha. Já no Recife - PE, uma ocupação irregular se iniciou ficando conhecida como Brasília Teimosa, chamando atenção pela sua disparidade com seu entorno: o Pina. A escolha dos locais se deu pela importância no contexto urbano das cidades e por serem pontos de antigo contraste urbano e conflito social. O estudo aborda a análise de fatores históricos em ambos os casos, de seus dados socioeconômicos e do uso e ocupação do solo. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, visitas técnicas, levantamento físico e fotográfico. Com a realização deste estudo, percebemos muitas semelhanças nas áreas de contraste urbano em ambos os casos. A pesquisa levanta questões de como os contrastes urbanos brasileiros estão sendo tratados ansiando por um País mais igualitário.

 


Keywords


Contrastes Urbanos, Espaço Urbano, São Luís, Península, Ilhinha.

References


Burnett, C. F. L. (2002) Além do rio Anil, urbanização e desenvolvimento sustentável: estudo sobre a sustentabilidade dos tipos de urbanização na cidade de São Luís do Maranhão. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife: UFPE.

Fernandes, Ana S. (2010). Zeis e Moradia: uma alternativa formosa para Brasília Teimosa? / Dissertação Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco: CCSA. Administração.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2010). Instituto da Cidade. Disponível em: http://www.ibge.gov.br (Acesso 10 outubro 2015).

Melo, A. M. F. (1986) A visão da luta de classe na questão do uso e posse de terra: Brasília Teimosa, Chão de Estrelas, Acampados do Engenho Pitanga. Monografia (Curso de Serviço Social) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife.

Mongin, O. (2009) A condição urbana: a cidade na era da globalização. São Paulo: Estação Liberdade.

Nunes, F. S. (2004) Avaliação ambiental da orla marítima de Brasília Teimosa, Pina - PE, em paralelo com a obra de reurbanização, através do monitoramento da fauna e flora associada aos recifes. 68f. Monografia (Especialização em Ambientes Aquáticos) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife.

Pereira, O. (2010) História do Pina. Disponível em: http://praiadopina.blogspot.com.br/2010/07/historias-do-pina.html (Acesso10 agosto 2017)

Prefeitura Municipal de São Luís (1975). Plano de Transporte e Desenvolvimento da Cidade - Plano Diretor. PMSL.

Prefeitura Municipal de São Luís (1992 e 1994). Programa de Humanização do Centro Histórico de São Luís. PMSL.

Santos, Iannara M. C. (2011) Homem do mar, homem de fé: o catolicismo popular como manifestação simbólica de luta, resistência e teimosia dos pescadores artesanais de Brasília Teimosa. 97f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Católica de Pernambuco, Pernambuco.

Silva, O. P. (2008) Pina: povo, cultura, memória. Recife: Funcultura.

Villaça, F. (1998) Espaço intra-urbano no Brasil. 2ed. São Paulo: Editora Nobel.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-404

Refbacks

  • There are currently no refbacks.