Aula não presencial para alunos da escola pública com recurso do geogebra em tempo de pandemia / Non presential class for public school students using geogebra in time of pandemic

Amarildo Aparecido dos Santos

Abstract


Neste relato propomos refletir e compartilhar experiências desenvolvidas durante o distanciamento provocado pela Pandemia de COVID-19, com professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.  Relataremos apresentação de aula, ao vivo via google classroom, com alunos do 8° e 9° anos do Ensino fundamental e outra com alunos da 3ª série do Ensino Médio, ambos com o uso do GeoGebra. Percebemos que o distanciamento social provocou o desenvolvimento de novas estratégias para auxiliar o ensino e a aprendizagem de problemas matemáticos. A utilização do software para a resolução de problemas foi um diferencial positivo destacado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, o que provocou facilidade de compreensão dos cálculos realizados.


Keywords


Ambientes virtuais, Aprendizagem matemática, GeoGebra, Prática pedagógica.

References


BARBOSA André Machado; VIEGAS Marco Antônio Serra; BATISTA Regina Lucia Napolitano Felício Felix: AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO NÍVEL SUPERIOR SOBRE AS AULAS REMOTAS. Rev. Augustus | ISSN: 1981-1896 | Rio de Janeiro | v.25 | n. 51 | p. 255-280 | jul./out. 2020.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino 9 Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.

_________. Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.

SÃO PAULO, Secretaria de Estado da Educação. CURRÍCULO PAULISTA: uma construção colaborativa. São Paulo, 2019.

___________, Caderno do aluno: Matematica, 8° Ano Ensino Fundamental. São Paulo: SED v. 2, 2020.

___________, Caderno do aluno: Matemática, 9° Ano Ensino Fundamental. São Paulo: SED, v. 2, 2020.

SÃO PAULO, Caderno do aluno: Matemática, 3ª Série Ensino Médio. São Paulo: SED v. 1, 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-347

Refbacks

  • There are currently no refbacks.