O ensino da história da moda e modelagem por meio dos trajes da princesa Isabel no século XIX: Inserções possíveis / Teaching fashion history and modeling through princess Isabel's costumes in the XIX century: Possible insertions

Ronaldo Salvador Vasques, Maria Helena Ribeiro de Carvalho, Fabrício de Souza Fortunato, Márcia Regina Paiva de Brito

Abstract


No âmbito da aprendizagem, a união de disciplinas teórica práticas se mostra como um recurso muito promissor. Nesse sentido, foi realizado no curso de Bacharelado em Moda da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional de Cianorte, um trabalho sobre a história dos vestidos da Princesa Isabel, usados por ela desde a infância até a assinatura da Lei Áurea em 1888. Desse modo, o objetivo geral foi ensinar a história da indumentária e da moda neste período, a modelagem e as costuras, por intermédio da união das disciplinas de História da Moda Contemporânea, Modelagem e Introdução à Tecnologia da Confecção. Para a realização deste estudo, a metodologia usada no levantamento histórico incluiu pesquisas bibliográficas e de imagens sobre a moda do século XIX, especificamente os vestidos usados pela Princesa, fontes adquiridas no arquivo físico do Museu Imperial em Petrópolis/RJ. No viés prático, o método utilizado foi a construção da modelagem e costura na oficina de Moda da UEM/Cianorte, cujas roupas foram pensadas e confeccionadas com tecidos de cortina, pelo fato da metragem na largura do tecido ser maior, o que se faz necessário para a categoria de vestuário selecionado na construção das réplicas. Para além do cumprimento de quesitos exigidos pelas disciplinas envolvidas, o resultado, muito satisfatório, ultrapassou as barreiras de sala de aula. Houve também uma grande apreciação em três exposições, realizadas no Museu da Bacia do Paraná (MBA), no Anfiteatro da UEM – Cianorte com a comemoração do 15º ano do curso de Moda e, por último, no Paço Municipal da Prefeitura de Cianorte/PR. Desta maneira, as conexões entre a sala de aula, o aprendizado histórico, prático e o deslocamento da exposição em três espaços diferentes corroboraram com o tripé da Universidade atingindo o Ensino, Pesquisa e Extensão.

Keywords


Ensino, Moda do século XIX, Princesa Isabel, Exposições.

References


BERNARDO, F. C; VASQUES, R.S. Alinhavando a história: A indumentária da corte de D. João VI no Brasil. 15º Colóquio de moda, 12º Edição Internacional, 6º Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda. Unisinos – Porto Alegre, setembro, 2019.

BITENCOURT, G. L.; VASQUES, R.S. A trajetória da indumentária e da moda feminina oitocentista a partir de ideias da mulher intelectual Nísia Floresta. III colóquio de gênero e pesquisa história. Irati – Paraná, Set, 2020.

INÁCIO, M. Do silêncio a uma voz: a princesa Isabel e a participação das mulheres no Império (1822-1889). Revista Ballot. Rio de Janeiro.V.1. N.2, Set/Dez de 2015, pp. 336-315.

LAVER, J. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MALERBA, J. O Brasil Imperial (1808 – 1889): Panorama da história do Brasil no século XIX. Maringá: Editora EDUEM, 1999.

MATTOS, M. F. S. C. A formação profissional feminina: memória e representação. Pesquisa e formação em moda. Maria de Fátima da Silva Costa de Mattos (Org). São Paulo: ABEPEM - Estação das letras e cores, 2015.

MONTELEONE, J. Moda, consumo e gênero na corte de D. Pedro II (rio de janeiro 1840-1889), revista histórica, n. 178, a06017, http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137842, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2019.

PREFEITURA DE CIANORTE. Exposição com réplicas de trajes da Princesa Isabel termina na próxima sexta. 16 março de 2018. https://www.cianorte.pr.gov.br/noticia/exposicao-com-replicas-de-trajes-da-princesa-isabel-termina-na-proxima-sexta Acesso em: Mar. 2021.

PRIORI, D. M. O castelo de Papel: uma história de Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil, e Gastão de Orléans, conde d’Eu. Editora: Rocco, Rio de Janeiro, 2013.

PUPIM, P. Réplica dos vestidos da Princesa Isabel e objetos de opressão aos escravos serão mostrados em exposição. Assessoria de Comunicação Social-UEM. Disponível em:http://www.noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23068:replicas-de-vestidos-da-princesa-isabel-e-objetos-de-opressao-ao-escravos-serao-mostrados-em-exposicao&catid=986&Itemid=101 Acesso em: Mar. 2021.

TECIDOTECA MODA UEM. Exposição dos trajes da Princesa Isabel. Outubro de 2017. Disponível em: http://tecidotecauem.blogspot.com/2017/10/exposicao-de-trajes-da-princesa-isabel.html. Acesso em: Fev. 2021.

VASQUES, R. S. Identificação e análise do vestuário/têxteis presente em museus do traje e moda do século XIX. Tese de Doutoramento Engenharia Têxtil. Universidade do Minho Escola de Engenharia- Guimarães-Portugal, jan. 2018.

VASQUES, R. S. Trabalho Réplica dos Vestuários da Princesa Isabel, apresentado à disciplina história da moda contemporânea do Curso de moda UEM – Cianorte. Abril, 2017.

VASQUES, R.S; MORAIS, C.E; BRITO, M.P; FORTUNATO, S.F. Uma questão de gênero: “o vestuário da mulher negra brasileira no século XIX na Bahia, Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p.38377-38388, abr.2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-343

Refbacks

  • There are currently no refbacks.